Ir para o conteúdo principal

Notícias

Fetape integra debate sobre Mulheres do Semiárido e a Construção de Tecnologias Sociais

Terminou ontem, em Natal, no Rio Grande do Norte, o “Encontro Mulheres do Semiárido e a Construção de Tecnologias Sociais de Convivência”, que reuniu cerca de 120 mulheres dos 10 estados do Semiárido brasileiro. A atividade teve o objetivo de possibilitar a troca de conhecimentos e experiências entre as mulheres, a partir de suas vivências nos quintais produtivos e/ou no contato com tecnologias sociais em seus territórios. A importância de fortalecer espaços autorganizativos de mulheres foi um dos encaminhamentos colocados no encontro. Jenusi Marques, diretora de Mulheres da Fetape, participou da mesa do dia de ontem, representando a Marcha das Margaridas, contribuindo no debate sobre o Semiárido hoje, desafios e perspectivas. A diretora de Finanças e Administração da Federação, Cícera Nunes, também participou intensamente das discussões.

“A conjuntura na qual estamos vivendo, que é muito desastrosa, já vinha sendo anunciada e denunciada não só pela Marchas das Margaridas, mas por diversos movimentos de mulheres. O golpe que está aí, se consolidando, retirando direitos da classe trabalhadora, em especial das mulheres, e atingindo fortemente as trabalhadoras rurais, vem se definindo desde 2014. Precisamos barrar isso”, afirmou Jenusi.

Ela destacou também que as reformas, em especial a da previdência, atingem principalmente as mulheres rurais, para quem a aposentadoria significa autonomia e liberdade. “Perder esse direito significa muito para nós, mulheres do campo. Nesse cenário, o grande trunfo que temos nas mãos e que vamos poder usar é a Agroecologia, porque ela não é moda, é uma opção de vida, uma forma de resistência. E quem faz de fato a Agroecologia são as mulheres”.

O Encontro Mulheres do Semiárido também foi preparatório para o IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), coordenando pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), que ocorrerá em 2018, na cidade de Belo Horizonte (MG), com o lema “Agroecologia e Democracia unindo campo e cidade”.

 
Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.