Ir para o conteúdo principal

Notícias

Encontro debate saúde da mulher, autocuidado e ataque aos direitos

Tem início, nesta quarta-feira (25), o “Encontro Saúde da Mulher: autonomia sobre o corpo e a vida”, realizado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape), por meio de sua Diretoria de Política para as Mulheres. A atividade será realizada no Centro Pastoral Granja do Bispo, em Carpina. 

O encontro vai reunir mulheres de todo o estado de Pernambuco e objetiva alertar sobre o “Outubro Rosa”, mês em que se realizam ações de conscientização dos fatores de risco e das medidas de prevenção e detecção do câncer de mama. A ideia é que a atividade possa contribuir para que as mulheres rurais entendam a importância do autocuidado, visando à qualidade de vida. 

“ Para além do Outubro Rosa, vamos aprofundar a importância de discutir a saúde das mulheres o ano inteiro. As trabalhadoras rurais, assim como a maioria das mulheres, acumulam muitas tarefas e acabam cuidando sempre mais dos outros. O nosso interesse é mostrar que cada mulher precisa olhar para si, como mulher e trabalhadora rural, e cuidar da sua autoestima. Queremos, ainda, debater a conjuntura política, que traz inúmeros desafios para as mulheres, no que diz respeito à saúde, ao SUS e à autonomia dos seus corpos e suas vidas”, explica a diretora de Política para as Mulheres da Fetape, Jenusi Marques, 

O tema da alimentação também terá destaque na programação, aprofundando questões sobre o consumo de produtos sem agrotóxicos e apresentando receitas simples, mas nutritivas, que podem ser produzidas pelas mulheres, contribuindo para que elas possam levar os aprendizados do encontro para o dia a dia de suas vidas. “Vamos fazer um diálogo olhando para a agroecologia a partir da ótica das mulheres. Precisamos combater intensamente o uso dos agrotóxicos na nossa produção. Discutir saúde é aprofundar a forma como estamos produzindo e nos alimentando”, pontua Jenusi. 

Na programação, também estão previstas palestras e oficinas, abordando diferentes temas de forma política e prática com as mulheres. A discussão sobre o câncer de mama será aprofundada, com orientações sobre o diagnóstico precoce, mas também na perspectiva de quebrar mitos e tabus em relação à doença. Já as oficinas, tratarão sobre sexualidade, quintais produtivos e customização. 

Outubro Rosa – A campanha estimula a participação da população no controle do câncer de mama, para que possa ser identificado o quanto antes. Anualmente, esse alerta é reforçado no mês de outubro, com o objetivo de possibilitar o compartilhamento de informações sobre a doença, para que cada vez mais a mulher possa conhecer o seu corpo e se conscientizar sobre as formas de prevenção. 

No entanto, o Movimento Sindical Rural tem a consciência de que é responsabilidade do Estado promover, o ano inteiro, as condições necessárias para que as mulheres tenham acesso às políticas voltadas à sua saúde, além de acesso à informação adequada, onde quer que elas estejam. Se os governos não fizerem o seu papel, nenhuma campanha poderá assegurar esses direitos.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum e que mais mata mulheres em todo o mundo. Se descoberto o início, com lesões pequenas, que não chegam a ser palpáveis, a chance de cura pode ser de mais de 90%. Além dos exames de prevenção, os cuidados com a alimentação são uma das formas de se preveni-lo, aliado à prática de exercícios físicos. Por isso, O “Encontro Saúde da Mulher” reforça o debate aliado à discussão sobre alimentação.

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.