Ir para o conteúdo principal

Notícias

No Sertão Central, formação contribui para que sonhos se transformem em força para lutar por uma nova realidade

Mais um Polo de Pernambuco inicia, nesta terça-feira (19), o módulo de conclusão do Curso Regional de Formação Social da Enfoc (Escola Nacional de Formação da Contag). Desta vez, é o Sertão Central que irá fazer balançar a Rede Estadual de Educadores e Educadoras Populares. As atividades desse 3º módulo, que ocorre até a próxima quinta-feira (21), em Serra Talhada, tem como ponto central o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. 

O curso da Enfoc tem contribuído para fortalecer e consolidar as ações do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) junto as suas bases, potencializando, para isso, a estratégia de Grupos de Estudos Sindicais (GES) nos municípios. Nesse sentido, toma como base a bandeira de luta pela terra e as políticas de fortalecimento da agricultura familiar. A agroecologia e a preocupação com a segurança e a soberania alimentar iluminam os debates. 

Participam do processo formativo, lideranças comunitárias e do MSTTR. O objetivo é contribuir para a qualificação da ação política dessas pessoas, fortalecendo, assim, a luta por um novo projeto de sociedade. Na pauta do curso, também é debatida a gestão e a sustentabilidade política e financeira das entidades sindicais, visando ao fortalecimento da autonomia do Movimento. 

“É muito importante pautar a sustentabilidade do Movimento durante os cursos da Enfoc, porque, neles, temos um público bastante diversificado. Quando a Fetape fala em sustentabilidade, não está tratando só de dinheiro, mas também das questões políticas, de como estamos organizados para defender as nossas bandeiras de luta. É claro que também temos que discutir a pauta financeira, mas ela vem acompanhada da ação autônoma que o Movimento precisa ter, para lutar pelos direitos dos homens e mulheres do campo”, destaca a diretora de Finanças e Administração da Fetape, Cícera Nunes.  

A pauta do Curso possibilita, ainda, a reflexão sobre os projetos de desenvolvimento rural para o campo que estão em disputa no Brasil, visibilizando as características do modelo hegemônico do agronegócio, como forma de compreender a ocupação do campo brasileiro e seu impacto na agricultura familiar. Em contraponto serão aprofundadas as práticas que contribuem para a implementação do nosso Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS). 

“Quando fazemos um trabalho como o da Enfoc no Sertão Central, que é o berço da organização, da luta e da resistência das mulheres rurais do estado, estamos afirmando que queremos fortalecer a nossa esperança de transformação política e social. Nessa região, as mulheres sempre participaram de processos formativos, então, realizar o Curso significa dar continuidade a esse trabalho e a um sonho, que não é só em prol das mulheres, mas do conjunto do nosso Movimento”, avalia a Diretora de Mulheres, Maria Jenusi. 

Para o diretor de Organização e Formação, Adelson Freitas Araújo, o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Movimento carrega, em sua essência, todos esses sonhos: “da autossustentação; da justiça social, dos direitos iguais para  homens e mulheres, da conquista da terra, da agroecologia como forma de respeito à natureza”. “Por isso, trabalhamos tanto, durante todo o curso, para que os futuros educadores e educadoras populares se apropriem e defendam, cada vez mais, esse projeto”. 

O terceiro módulo da 1ª Turma do Curso Regional de Formação Sindical do Sertão Central se encerra com a cerimônia de Transformatura, na noite da quinta-feira, 21. Nela, os participantes poderão celebrar os conhecimentos compartilhados durante os três módulos do curso, que foram construídos na perspectiva de fortalecimento de sujeitos autônomos, livres e atuantes politicamente em suas bases sindicais.

 

 

 

 

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.