Ir para o conteúdo principal

Notícias

Grito dos Excluídos realiza 23ª edição em defesa dos direitos e pela democracia

Nesta quinta-feira (07), acontece em todo o país o 23º Grito dos Excluídos, que este ano traz como lema “Por direitos e democracia, a luta é todo dia”. A ação é puxada por movimentos sociais e sindicais, organizações e Igrejas. Em Pernambuco, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado de Pernambuco (Fetape) reforça a iniciativa e convoca os Sindicatos de Trabalhadores Rurais para as mobilizações nos municípios do estado.

O lema do Grito dos Excluídos deste ano faz uma referência direta ao atual momento político que o Brasil vivencia, de ameaça aos direitos e aos avanços democráticos que, com muita luta, foram conquistados nos últimos tempos. 

Mesmo com o atual presidente governando sem legitimidade democrática, após um golpe, a reforma trabalhista foi aprovada, cortando direitos de trabalhadores e trabalhadoras rurais e urbanos, precarizando ainda mais as condições de trabalho. A Previdência Social também está sendo colocada em jogo, ameaçada pela proposta de reforma que tramita no Congresso. Tudo isso sem contar com os ajustes fiscais, seguidos de cortes orçamentários em áreas e programas sociais, assim como em políticas que vinham assegurando uma melhor qualidade de vida à população mais desassistida e excluída. 

O futuro das juventudes também está ameaçado com esse pacote de maldades, e com a reforma do Ensino Médio, que privilegia os mais ricos e reforça o ensino privado, precarizando a educação pública. 

Por tudo isso, os/as trabalhadores/as rurais se juntarão a milhares de pessoas e levarão, mais uma vez, sua força de luta às ruas neste 7 de setembro, reforçando as mobilizações do Grito dos Excluídos, e afirmando que o desmonte das conquistas da população deve acabar.   

NO RECIFE - Na capital Pernambucana, a concentração do Grito está marcada para às 9h, na Praça do Derby. De lá, os/as participantes sairão em caminhada pela Conde da Boa Vista.   

O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular que surgiu em 1994, ao longo da semana que marca o 7 de setembro, oficialmente Dia da Independência do Brasil. A mobilização agrega pessoas, grupos, entidades, Igrejas e movimentos sociais, e tem como objetivo de denunciar a exclusão social, comprometendo-se com as causas dos mais pobres.

  
Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.