Ir para o conteúdo principal

Notícias

Seminário aborda controle social e pessoas idosas do campo, um desafio no exercício da cidadania

Fortalecer a luta do Movimento Sindical Rural em Pernambuco, estimulando a participação, filiação e o protagonismo das pessoas idosas do campo na vida política do Sindicato, da Fetape, da sociedade, nos espaços produtivos e organizativos e nos diversos ambientes onde elas/eles estão inseridas/os. É com esse propósito que a Fetape, por meio de sua Diretoria de Política para a Terceira Idade, a Contag e o Senar realizarão o Seminário Regional de Formação e Capacitação para a Terceira Idade - Controle social e pessoas idosas do campo, um desafio no exercício da cidadania. A atividade começa  nesta segunda-feira (28), na Granja do Bispo, Carpina, e vai até a próxima quarta.

Neste momento político de perdas reais de direitos e das políticas públicas que afirmavam esses, é necessário pensar estratégias que não apenas valorizem, mas garantam a continuidade e a ampliação do acesso das pessoas idosas do campo a uma vida digna e saudável.

Assim, discutir a agenda propositiva dos movimentos que buscam consolidar uma pauta unificada da esquerda, bem como fazer parte desses processos, é uma questão de sobrevivência frente a essas perdas. Inclusive porque, junto com as mulheres, as/os rurais e idosas/os serão as/os mais atingidas com o desmonte do SUS e a negação das demais políticas públicas e sociais.

Durante os três dias, as/os 80 participantes (70 idosos/as da agricultura familiar e do trabalho rural assalariado e 10 jovens da Rede de Educadoras/es da Enfoc/ PE) discutirão temas que, a partir da Política Nacional de Formação da Enfoc, dialogam com a vida dos sujeitos e do meio onde vivem e atuam.

Na pauta, o envelhecimento e o reconhecimento dessa fase na vida; direitos dos idosos e a efetivação das políticas sociais; cenários conjunturais e suas repercussões na vida das pessoas que vivem no campo, em especial, as pessoas idosas; agenda propositiva: política das pessoas idosas do campo – o campo que queremos e vamos ajudar a construir!

Na tarde da terça-feira (29), será discutido o projeto político do Movimento Sindical Rural para 2018, como parte da agenda propositiva dos movimentos sociais da esquerda, que culminará com o Ato Político “Contra a Reforma da Previdência! Nenhum Direito à Menos! Diretas Já!”, na praça da Academia da Cidade, às 16h30.

“Para nós, de Pernambuco, que temos realizado uma Campanha permanente de valorização da pessoa idosa do campo, receber a nossa Contag e os nossos dez Polos Sindicais para esse Seminário é um grande orgulho e nos deixa muito felizes. Isso mostra que, mesmo diante deste momento de crise, temos força e vigor para lutar, e não perdemos  a esperança de que o Brasil vai mudar”, avalia o diretor de Política para a Terceira Idade da Fetape, Israel Crispim. 

Estarão presentes no Seminário, o Ministério Público de Pernambuco, Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI-PE), a Secretaria de Direitos Humanos do Estado – CIAPPI, o Núcleo de Articulação e Atenção Integral à Saúde e Cidadania do Idoso (Naisci)/Hospital Oswaldo Cruz/UPE e a Contag. 

Ao final do seminário, será produzido um documento com as demandas e sugestões das pessoas idosas do campo, que se somará às orientações para a Diretoria e as candidaturas em 2018.


(Por Assessoria da Diretoria de Política da Terceira Idade/ com edição da Assessoria de Comunicação)

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.