Ir para o conteúdo principal

Notícias

Identidade Jovem garante viagens interestaduais gratuitas para a juventude

Jovens brasileiros podem realizar viagens interestaduais de forma gratuita. Esse é um dos benefícios garantidos pela Identidade Jovem, ou ID Jovem, uma política que assegura alguns direitos voltados para a mobilidade de jovens de todo ao país. Desde a aprovação do Estatuto da Juventude, em 2013, que a política está em vigor, mas, apenas em 2015 o Governo Federal regulamentou seu funcionamento. 

A Identidade Jovem dá acesso aos jovens se deslocarem gratuitamente entre os estados brasileiros, ter acesso a meia entrada, ou seja, desconto de 50%, em atividades esportivas e culturais, mesmo aos que não tem carteira de estudante. Ele dá direito também a inscrição gratuita no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ID Jovem é destinada a brasileiros, entre 15 e 29 anos, integrantes de famílias que tenham renda mensal de até dois salários-mínimos, que estejam inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e tenham Número de Identificação Social (NIS). 

O assessor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Gilmar Correia Dias, afirma que apenas em Pernambuco mais de um milhão de jovens têm a possibilidade de acessar ID Jovem, mas, atualmente, apenas 6.500 jovens aderiram à política. “Compreendemos que existe uma falta de conhecimento por parte da juventude e dos gestores da política pública, e o nosso trabalho é para contribuir justamente nesse ponto”, esclarece. 

A jovem Maria Liliane Bidu, de 26 anos, secretária de Juventude do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Correntes, em Pernambuco, se cadastrou na ID Jovem, logo após ter informações sobre a política, durante o Festival da Juventude Rural do Polo da FETAPE no Agreste Meridional, no mês de julho. Para ela, essa é uma ótima oportunidade para a juventude. “Minha expectativa é que todas as empresas interestaduais aceitem a ID Jovem. Isso é importante principalmente para nós jovens rurais. Eu ainda não usei, mas não faltará oportunidade”, diz, animada. 

Como funciona

No caso da garantia da passagem interestadual, a reserva de assentos para os jovens é válida até três  horas antes da partida do transporte. Duas vagas são disponibilizadas por viagem para o acesso à política, que vale para transporte de ônibus, ferrovias ou embarcação. Depois de esgotadas a quantidade de vagas gratuitas, o jovem ou a jovem pode comprar sua passagem pagando apenas metade do valor. Mas, para ter acesso a política,  é necessário fazer o cadastro pela internet, por uma das duas formas existentes: ou baixando o aplicativo ID Jovem no celular,  ou acessando a página da política no site da Caixa Econômica Federal. 

Caso o jovem não tenha o número do NIS, deve ir até o setor responsável pelo CadÚnico de seu município e fazer o cadastro. Com o número do NIS em mãos, deve acessar site ou aplicativo e preencher as informações. Assim, passará a ter um cartão virtual, que deve ser apresentado nos estabelecimentos impresso ou na tela do próprio celular junto com um documento oficial com foto. O cadastro passa a ter validade de seis meses, devendo depois desse período ser renovado. 

Para a Diretora de Política para a Juventude da Fetape, Adriana do Nascimento,  a Identidade Jovem é uma política que fortalece a juventude rural. “Sabemos que os nossos jovens têm um certo distanciamento do acesso às políticas de um modo geral, e com as específicas para a juventude, não é diferente. A Identidade Jovem é uma conquista recente, mas importante, e precisamos usá-la porque foi feita para nós, e a partir do nosso Estatuto da Juventude”, destaca. 

Gilmar Correia explica que a Unesco atua também na capacitação de gestores públicos, para que compreendam a ID Jovem,  e na fiscalização de empresas promotoras dos eventos culturais e esportivos e as de transporte interestaduais. “A meta é que, nos próximos seis meses, consigamos ampliar e chegar a 30% dos jovens atendidos com ID gerada, o que significa que aproximadamente 300 mil jovens com esse direito sendo executado em Pernambuco”, afirma. 

A Fetape também tem atuado para a implantação da política. Adriana conta que a Federação tem realizado a divulgação nas comissões de jovens dos Polos de todo o estado, dando apoio a juventude para acesso a esse direito. “Hoje, ela é uma política que garante a mobilidade apenas interestadual, mas se conseguirmos também o direito ao deslocamento entre municípios, ajudará demais a nossa juventude”, analisa. 

A Caixa Econômica Federal é responsável em fiscalizar o sistema de credenciamento e cadastro da Identidade Jovem. Para saber mais informações é só acessar: http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem

 

 

 

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.