Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.
Notícias
Sertão acolhe 1º módulo do curso de formação político-sindical
O curso é realizado pela Fetape, por meio das Diretorias de Política Agrária, Agrícola, Meio Ambiente e Organização e Formação que, juntas, promovem uma interface de saberes entre as temáticas. No curso, serão debatidas questões como o Plano Nacional de Reforma Agrária (PNRA) e as diversas políticas que, a partir da conquista da terra, precisam ser implantadas para o desenvolvimento produtivo da unidade familiar, a exemplo da regularização fundiária, acesso a crédito e comercialização, entre outras.
Dessa forma, a atividade pretende, ainda, proporcionar o protagonismo dos/as dirigentes na vida sindical e nos demais espaços políticos dos seus municípios e de suas comunidades, associações, cooperativas.
Neste primeiro módulo do curso, serão debatidas as organizações do campo e a luta pela terra; a organização dos trabalhadores e o acesso ao crédito; e mudanças climáticas. Nas etapas seguintes, serão aprofundadas questões relacionadas à agroecologia e a convivência com o Semiárido, além da conjuntura política, entre outras.
A importância do curso
“O que se espera com esse curso é que os dirigentes e as dirigentes possam se aproximar mais dos assentamentos, identificando as lacunas e, assim, consigam ajudar ainda mais as famílias. Queremos também ampliar os conhecimentos dos dirigentes e diretoras sobre os diversos temas abordados na formação” - Maria Givaneide Pereira dos Santos, diretora de Política Agrária.
“A integração das diretorias para a realização dessa atividade é muito importante. Após esse processo formativo, teremos, com certeza, assentados e assentadas compreendendo e também participando ativamente da vida dos sindicatos, sendo sócios e sócias, e fortalecendo todo esse trabalho, que já existe, de luta pela reforma agrária” - Adelson Freitas, diretor de Organização e Formação da Fetape.
“No momento em que estamos num processo de reorganização sindical, e que somos responsáveis pela representação de agricultores e agricultoras familiares, precisamos contribuir para intensificar as políticas públicas para esse público. Esse processo de formação contribuirá com os diretores e diretoras dos Sindicatos, dando a orientação política, para que as nossas proposições para a agricultura familiar sejam consolidadas e possamos melhorar a vida da nossa gente” – Adimilson Nunis, diretor de Política Agrícola da Fetape
“Essa é uma iniciativa muito importante para o processo de formação da base e apresenta uma pauta que fortalece o entendimento sobre políticas públicas para a agricultura familiar, organização sindical, acesso à terra, mas que também debate sobre questões relacionadas ao meio ambiente, dada a importância que o tema tem neste momento de mudanças no clima e na vida das pessoas” - Antônio Francisco (Ferrinho), Diretor de Política para o Meio Ambiente.