Ir para o conteúdo principal

Notícias

INSS Digital começa a ser implementado em Pernambuco

Trabalhadores e trabalhadoras rurais de Pernambuco começarão a ter acesso mais rápido a benefícios previdenciários. Nesta semana, teve início, no estado, o processo de implementação do INSS Digital, projeto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que se propõe a agilizar a concessão de benefícios e direitos previdenciários. A ideia é transformar os processos físicos de entrada em benefícios em processos eletrônicos, ou seja, a ser realizado através de uma plataforma digital, agilizando os atendimentos.

As articulações da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), em Brasília, contribuíram para o avanço do termo de cooperação técnica com o INSS, que vai viabilizar a inclusão, no sistema, de todos os Sindicatos e Federações ligadas à Contag. Essa iniciativa irá trazer os benefícios do INSS Digital para trabalhadores rurais de todo o país, no acesso à aposentadoria, licença maternidade entre outros.

Para o vice-presidente e responsável pelo Setor de Políticas Sociais da Fetape, Paulo Roberto, o novo projeto traz a possibilidade de um tratamento mais humanizado. Com o INSS Digital, a proposta é que não aconteça mais espera em grandes filas e que todo o processo seja realizado de forma mais rápida, a partir dos próprios Sindicatos. “Hoje, uma das grandes dificuldades dos trabalhadores e trabalhadoras na hora de acessarem benefícios é a demora no atendimento nas agências do INSS. Em Pernambuco, a implementação do INSS Digital se inicia na Gerência Garanhuns e a expectativa é de que, em breve, todo o estado possa estar coberto pelo programa, em parceria com os Sindicatos rurais”, explica.

Ele destaca, ainda, que o INSS Digital contribuirá para tirar os trabalhadores das mãos de atravessadores, pessoas que hoje, muitas vezes, intermediam a relação com as agências da Previdência, trazendo dependência às populações rurais e enfraquecendo a legitimidade dos Sindicatos como representação da categoria.

Durante o ato de lançamento, em Garanhuns, estiveram presentes os Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) da região, o presidente da Fetape, Doriel Barros, o vice-presidente, e a diretora de Política para as Mulheres, Jenusi Marques. Na ocasião, os STTRs assinaram um protocolo de intenções. 

Um desafio em sua implementação, porém, é conseguir garantir que os direitos de quem quer acessar os benefícios sejam reconhecidos. “Muitos processos previdenciários que são negados no INSS acabam sendo aprovados na Justiça, o que mostra que algo não foi considerado na análise. Com o novo projeto digital, diminui o risco de casos como esse acontecerem e garante que as pessoas consigam acessar seus direitos de forma mais rápida”, avalia Paulo Roberto, complementando: “O INSS Digital poder garantir de fato a concretização do  sonho de acessar o benefício”.

A Fetape está empenhada no acesso de todos os Sindicatos do estado ao INSS Digital até o começo de 2018. A Federação irá coordenar esse processo junto aos Sindicatos de Pernambuco e estabelecer um diálogo permanente com a direção regional e nacional do INSS para que se cumpra a transparência e o aperfeiçoamento do novo projeto.

 

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.