Ir para o conteúdo principal

Notícias

Desafios da conjuntura não desanimam dirigentes na preparação da 38ª Campanha Salarial dos/as Canavieiros/as

 “Os nosso Sindicatos estão animados para caminhar junto com a Federação e com a Confederação na preparação do Congresso, das Assembleias e das Negociações da 38ª Campanha Salarial dos Canavieiros e Canavieiras do nosso estado. Foi muito importante perceber isso, mesmo diante de tantos desafios da conjuntura”. Essa foi a avaliação do presidente da FETAEPE (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco), Gilvan José Antunis, que também é diretor de Política Salarial da Fetape, ao final do Encontro em preparação à campanha, ocorrido ontem, em Ribeirão. A atividade reuniu lideranças sindicais de dezenas de municípios da Mata Norte e Mata Sul.

Segundo Gilvan, os dados apresentados pelo Dieese mostraram uma situação econômica positiva para as negociações junto a classe patronal, especialmente por causa do aumento dos preços do açúcar e do álcool. Outro elemento que ele destacou como importante foi perceber que, mesmo com os últimos posicionamentos do (des)governo federal e do Congresso, os Sindicatos não estão baixando a cabeça, e fizeram questão de pensar, de forma estratégica, as ações e a agenda da campanha.
 

  

O presiente explicou, ainda, que os trabalhos de grupo e os debates sobre o cenário político e social do país mostraram que a maior força desta campanha salarial está no poder que o Movimento Sindical Rural tem de mobilizar os trabalhadores e trabalhadoras, algo que nenhuma lei ou reforma pode retirar de nós.

Agora, os Sindicatos têm a missão de articular suas bases para  o 24º Congresso de Delegados e Delegadas da Zona da Mata e 2º Encontro dos Assalariados e Assalariadas Rurais da FETAEPE, que serão nos dias 19 e 20 de agosto.  Nessa etapa, será construída a pauta de reivindicações que, no dia 10 de setembro, durante assembleias nos municípios, será apresentada para a aprovação do conjunto dos/as trabalhadores/as. As negociações com a classe patronal ocorrerão no mês de outubro.

    

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.