Ir para o conteúdo principal

Notícias

Nordeste contribui com discussão sobre o conceito de agricultura familiar que o MSTTR irá representar


Lideranças dos estados do Regional Nordeste da Contag estão reunidas, desde ontem, no Recife, para aprofundar a discussão sobre o conceito da agricultura familiar que o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) vai representar daqui por diante. A base do debate proposto pelo Seminário são as mudanças demográficas, sociais, políticas e econômicas no campo, floresta e águas do Brasil. Diretores da Fetape e de Sindicatos de Pernambuco estão contribuindo ativamente com o debate.

Atividades como essa estão ocorrendo em todos os regionais, com o objetivo de subsidiar um Seminário nacional, que acontecerá até o final do ano, onde os conceitos que orientarão a ação político-sindical do MSTTR serão definidos.

Na pauta do encontro, que termina nesta quinta-feira, estão também aprofundamentos sobre a reforma trabalhista, recentemente aprovada, e sobre a proposta de desmonte da Previdência, que está em tramitação no Congresso Nacional. Isso além das leis e projetos de leis relacionados à estrutura e organização sindical e a regularização fundiária.

O tom do encontro é de reafirmação do compromisso do Movimento com a resistência a todas as iniciativas da elite conservadora do País que coloquem em risco o projeto de sociedade do MSTTR. Por isso, foi ratificada a necessidade de continuarmos cobrando "Diretas JÁ! ".

“O Nordeste tem uma importância muito grande nesta discussão para definirmos a agricultura familiar que queremos representar, por sua representatividade e capacidade que as lideranças têm de formulação. Por isso, aumenta a responsabilidade da Região, que deverá ter um papel proativo e estratégico nas mudanças que o Movimento Sindical necessita, urgentemente, fazer. O Brasil precisa de uma agricultura familiar forte, porque ela é quem abastece a mesa e alimenta mais de 70% da população brasileira”, afirma o presidente da Contag, Aristides Santos.

Além da presença da diretoria da CONTAG, o Seminário conta com a participação de diretorias das federações da região e também de sindicatos dos polos de cada estado. O interesse é garantir um forte envolvimento da base nesse amplo debate.

 "É essencial estarmos discutindo a agricultura familiar que representaremos, especialmente num momento em que o Congresso Nacional não mede esforços para colocar em xeque a nossa representatividade e, juntamente com a mídia, busca nos fragilizar diante da classe trabalhadora", pontua o presidente da Fetape, Doriel Barros                       

 

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.