Ir para o conteúdo principal

Notícias

“As Lutas Sindicais em Poesia” é o título do livro de Seu Biu da Luz

Ele sempre transmitiu, por meio da poesia, suas experiências e suas reflexões. Porém, somente agora, com 80 anos, realiza o sonho de organizar uma publicação, que mais do que expor sua história de vida, conta a caminhada do Movimento Sindical Rural, com suas lutas, desafios e conquistas para os trabalhadores e trabalhadoras rurais. Esse grande poeta é Severino Francisco da Luz Filho, mais conhecido como Biu da Luz, e seu livro, lançado ontem à noite, em Carpina, traz como título “As Lutas Sindicais em Poesia”.

O lançamento foi marcado por muita emoção e homenagens. Além de familiares e amigos do autor, estiveram presentes lideranças sindicais e políticas de diferentes municípios. Diretores e assessores da FETAPE e de vários Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais fizeram questão de prestigiar a solenidade. Na mesa de abertura, além do presidente da Federação, Doriel Barros, estavam também companheiros que fazem parte da história de 55 anos do Movimento Sindical Rural, como José Francisco, ex-presidente da Contag, José Rodrigues, ex-presidente da FETAPE, e Severino Domingos de Lima (Beija-Flor), liderança da Zona da Mata. Cada um falou um pouco da importância da publicação e da grande contribuição de Seu Biu da Luz para as lutas travadas no campo ao longo de mais de meio século.

“Foi uma grande honra ter escrito o prefácio desse livro. Nele, há um ganho enorme para o leitor, pois o texto surge não só a partir do que está documentado, mas da vivência do autor (Seu Biu da Luz), que foi uma pessoa que contribuiu e ainda contribui diretamente com as lutas por dignidade e cidadania para os povos do campo”, afirma o presidente da FETAPE, Doriel Barros.

Atualmente, Seu Biu atua como assessor da Academia Sindical FETAPE, uma ação que acontece sob a coordenação da Diretoria de Organização e Formação Sindical da Federação. “O conteúdo dessa publicação vem para nos ajudar no trabalho de base, fortalecendo o sentimento de pertencimento das pessoas a esse Movimento, e assim fortalecendo também a nossa luta sindical”, avalia o diretor da pasta, Adelson Freitas.

Com a palavra, o autor


Para Seu Biu da Luz, o lançamento desse livro é importante por vários motivos.  “Primeiro, por ele ser publicado justamente quando eu completo 80 anos de vida; depois porque coincide com os 55 anos da FETAPE, e também com os meus 55 anos dentro do Movimento”, lembra. Apesar de ser muito conhecido por seus cordéis, ele comenta que sempre sonhou em deixar uma produção que pudesse servir para que as futuras gerações tivessem acesso à história de luta do campo, e essas poesias poderão fazer esse papel. “A poesia ainda é uma das melhores formas de transmitir informações. Comecei a escrevê-las quando percebi que os trabalhadores rurais gostavam desse tipo de comunicação”, comenta.

O livro, que tem 33 poesias, distribuídas em seis capítulos, será lançado também no Conselho Deliberativo da FETAPE, na tarde do dia 04 de julho.  
Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.