Ir para o conteúdo principal

Notícias

Processo formativo estimula ação solidária

A preocupação com a situação das famílias atingidas pelas enchentes na Zona da Mata Sul e em alguns municípios do Agreste tem feito com que o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) se una, mais uma vez, na coleta de alimentos, roupas e colchoes para a doação a essas vítimas. Os Polos Sindicais da Fetape de todas as regiões, bem como alguns Sindicatos, têm servido como postos de coleta, ou atuado em parceria com outras organizações. Ontem, os educandos e educandas da turma da Enfoc/PE na Zona da Mata, que realizavam atividade no Centro Social da Fetaepe, em Ribeirão, acolheram os materiais que chegaram em um caminhão do município de Brejo da Madre Deus. Mais tarde, outros donativos vieram de Surubim. Por toda a parte, a solidariedade tem mostrado a sua força. Além dessa ação, as duas Federações estão juntas na articulação junto aos Governos.

“O curso formativo da Enfoc traz como base o fortalecimento do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Movimento Sindical Rural.  Então, nada melhor do que vivenciarmos isso na prática. É preciso lembrar que a solidariedade permeia todas as ações sindicais. Numa situação como essa, em que as águas baixaram, mas as famílias da Mata e do Agreste continuam a vivenciar vários problemas, é dever nosso ajudar”, afirma o diretor de Organização e Formação da Fetape, Adelson Freitas.

As fortes chuvas deixaram mais de 43 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas, em 24 municípios do estado: Caruaru, Ipojuca, Joaquim Nabuco, Jurema, Lagoa dos Gatos, Primavera, Quipapá, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu, Belém de Maria, Gameleira, Palmares, Amaraji, Maraial, Ribeirão, Cortês, Barra de Guabiraba, São Benedito do Sul, Rio Formoso, Catende, Água Preta, Jaqueira e Barreiros.

Os presidentes da Fetape e Fetaepe fizeram visitas há vários desses municípios, há uma semana, e articularam o Sindicato para cadastro das famílias atingidas, objetivando que elas possam ter acesso aos programas emergenciais anunciados pelos governos. Outras estratégias estão sendo planejadas para assegurar que as famílias atingidas tenham acesso às políticas públicas.  Para contribuir com os Sindicatos que também foram atingidos pelas águas, as duas Federações iniciaram uma campanha dentro do MSTTR, para a doação de recursos. 

 

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.