Ir para o conteúdo principal

Notícias

Conselho define ações para o fortalecimento político-sindical da Fetaepe


A comemoração dos dois anos de fundação da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (Fetaepe), a aprovação da filiação de mais sete Sindicatos à instituição, e a reafirmação do compromisso com o Projeto Político do Movimento Sindical Rural, votando, por unanimidade,  pelo apoio à candidatura, a deputado estadual, do presidente da Fetape, Doriel Barros, nas eleições de 2018, foram algumas das pautas do 1º Conselho Deliberativo da Fetaepe, ocorrido nos dias 24 e 25 de maio, em Ribeirão.
 
A participação ativa dos Sindicatos filiados à Fetaepe e de vários diretores da Fetape,  nos dois dias da atividade, comprovou a importância da Federação para o novo momento da organização dos/as assalariados/as rurais na luta por direitos. E como as atuais conquistas são fruto de uma longa caminhada, uma mística contou essa história. Na ocasião, também foram lembradas as mobilizações ocorridas naquela data (24 de maio), fazendo ecoar um sonoro “Fora temer!”
 
A análise de conjuntura, que contou com a exposição do presidente do PT Estadual, Bruno Ribeiro, e com a participação, no debate, dos dirigentes presentes, mostrou a importância de a Federação planejar estrategicamente as ações, para fortalecer o processo de resistência e a luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais. O senador Humberto Costa, que não pode estar presente por causa das questões que estão envolvendo o Congresso Nacional, encaminhou uma carta de apoio à ação da Fetaepe, e foi representado pelo seu assessor Wedson Galindo, que também contribuiu com a discussão sobre o atual cenário vivido pelo Brasil.
 
A atividade serviu, ainda, para que as lideranças discutissem assuntos que envolvem a organização interna da Federação, como a previsão orçamentária, o planejamento estratégico,  o sistema de arrecadação e a mensalidade. Tudo isso pensando no fortalecimento da sustentabilidade institucional.



 
“O fato de termos, em apenas dois anos, o registro concedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego e de, hoje,  já estarmos realizado o nosso primeiro Conselho, com deliberações importantes para os assalariados e assalariadas rurais, só foi possível  graças ao empenho da equipe que tem colaborado diretamente com essas etapas. Esse processo de reorganização sindical tem sido um grande desafio, mas tem contado com a contribuição de muita gente, especialmente da direção da Fetape e dos nossos Sindicatos”, lembrou agradecido o presidente da Fetaepe, Gilvan José Antunis.



Veja outras imagens, clicando no link ao lado   www.flickr.com/photos/fetape/albums/72157684309954156
Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.