Ir para o conteúdo principal

Notícias

A agrofloresta perde seu Mestre


Ele construiu um sonho. Um sonho que sonhamos juntos, o Sabiá e a família de Jones Severino: implantar os Sistemas Agroflorestais em Pernambuco. Esse sonhador chamado Jones abraçou nossa ousadia e viajamos na construção de uma nova história para a agricultura familiar. Hoje ele partiu em uma outra viagem, para outro plano. Nos deixou para experimentar outras histórias das quais, daqui de baixo, não saberemos e nem poderemos vivenciá-las. O mestre da Agrofloresta virou estrela. Com certeza, vai continuar iluminando nossa luta por uma agricultura familiar de base agroecológica para que todos os povos da terra, das águas e das florestas possam viver em liberdade e abundância.

Siga em paz, Jones. Aqui ficaremos zelando pela sua história, que é nossa, que é de milhares de famílias agricultoras pernambucanas e de tantos outros recantos por onde você passou e plantou uma semente. Mestre Jones, seus ensinamentos foram tantos, o seu amor à terra e à natureza para que o alimento brotasse e a vida fosse plena e abundante ficaram em todos e todas que tiveram a alegria de conhecê-lo. Um mestre que, na sua simplicidade de agricultor, deixa um legado para o movimento agroecológico e para muitos da academia que se dispuseram a beber na sua fonte.

Lenir, mulher guerreira, Verônica, Juvenal, Júlio, Iara, toda essa família camponesa e de luta, contem conosco neste momento difícil. Estaremos sempre juntos para continuar multiplicando a Agrofloresta, multiplicando sonhos que se tornam realidade em cada recanto brasileiro. Não estamos sós, há um Brasil inteiro com famílias agricultoras lutando por um campo agroecológico, por vida digna, por justiça e liberdade.

Que possamos tranquilizar nossos corações e agradecer por Jones ter estado entre nós. Partiu cedo, aos 58 anos, mas deixa um legado para muitas gerações. Que saibamos conservar e multiplicar os seus ensinamentos.


De todos e todas que fazem o Centro Sabiá

Sobre Jones Severino Pereira

 – agricultor agroflorestal, sócio fundador e ex-diretor  do Centro Sabiá, agricultor multiplicador dos Sistemas Agroflorestais e da Agroecologia. Passou sua vida no sítio São João, em Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife, junto com sua família, onde recebia diversas organizações, escolas, estudantes, técnicos/as, professores/as, pesquisadores/as,  agricultores/as  de todo o Brasil e de fora do país. Seu sítio é um laboratório para interessados em conhecer os SAFs e a Agroecologia. 



Por Laudenice Oliveira (Centro Sabiá)

Foto: Acervo Centro Sabiá

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.