Ir para o conteúdo principal

Notícias

Gratidão e senso de responsabilidade movem o presidente eleito da Contag Aristides Santos


Na última sexta-feira (17), o pernambucano Aristides Santos foi eleito presidente da Contag. Em meio a emoção do momento, e com a consciência da responsabilidade que representa tal posição, ele falou ao Site da Fetape.



Site FETAPE - Como você se sente ao ser eleito presidente da Contag, cargo já ocupado, no passado, por outras duas importantes lideranças pernambucanas?

ARISTIDES - É uma emoção muito forte, porque são poucos os trabalhadores que têm a oportunidade de chegar a esse lugar. É uma honra muito grande. Por outro lado, é uma grande responsabilidade, especialmente na atual conjuntura. Não é fácil dirigir a Contag com a diversidade que ela tem. Agora, tem também a questão da paridade, que nós temos que garantir nas políticas e nas atitudes, e não só na Confederação.  É função da Contag fazer com que isso se reproduza nas Federações e nos Sindicatos, com a participação da juventude, que está crescendo cada vez mais; e com o respeito às pessoas da terceira idade, pelo que já fizeram e ainda fazem pelo Movimento.

Site FETAPE - No que a identidade pernambucana pode te ajudar, diante de tantos desafios?

ARISTIDES - A coragem dos pernambucanos é algo muito importante. Ao longo da história, o sofrimento, a resistência, a superação e cultura do nosso povo nos inspira.

Assim também nos inspira a história de lideranças como Zé Francisco e Manoel Santos. Olhando para o que esses companheiros fizeram no passado, podemos aprender muito.

Site FETAPE - Qual a participação de Pernambuco nessa sua conquista?

ARISTIDES - Eu não estaria na Contag se eu não tivesse passado pelo Sindicato. Primeiro eu tenho que agradecer o que vivi no Sindicato, com cada trabalhador. Depois, o fato de ter passado pela Fetape, sempre com o apoio dos diretores dos Sindicatos do estado.

No processo de decisão da Chapa da Contag, agora, contei com a participação significativa e determinante do companheiro Doriel (presidente da Fetape), na construção, no diálogo com o Nordeste, liderando a região nesse momento. Ele ajudou também na relação interna com o campo Cutista, mas também com a CTB, em busca da unidade, mesmo com as dificuldades.

Site FETAPE - Qual a mensagem que você deixa para agricultores e agricultoras familiares, já que agora a Contag terá sua atuação voltada para esse público?

ARISTIDES - Os agricultores e agricultoras precisam valorizar, cada vez mais, seus Sindicatos. Os que já são associados, fiquem mais próximos; e os que estão fora, se aproximem. Isso porque a alternativa para o homem e a mulher do campo é a organização sindical. A luta da Contag, das Federações e dos Sindicatos só tem uma razão: defender os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras da agricultura familiar, para que todos tenham uma melhor qualidade de vida, tenham seus direitos garantidos.

Soube que o Planejamento deste ano da Fetape traz como foco a ação de base, então nós, da Contag, queremos ajudar nisso. Esse é o caminho.

O Estado Brasileiro deve muito à agricultura familiar, e ainda faz muito pouco pela nossa gente. Só a nossa luta vai fazer com que o nosso povo seja mais valorizado.

 

 Foto: Rafael Fernandes

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.