Ir para o conteúdo principal

Notícias

Fetape participa de reunião do Comitê Integrado de Convivência com a Estiagem

Depois de insistentes cobranças da Fetape e de outros movimentos sociais, o Governo do Estado marcou para hoje uma reunião do Comitê Integrado de Convivência com a Estiagem. O presidente da Federação, Doriel Barros, e o diretor de Política Agrícola, Adimilson Nunis, estarão presentes.

Reativado no dia 11 de março de 2015, a partir do Decreto 41.535  do Governador Paulo Câmara,  na presença de autoridades locais e da então ministra Teresa Campelo (Desenvolvimento Social), o Comitê Integrado de Convivência com a Estiagem só havia realizado, até o momento, uma reunião. Isso, apesar de Pernambuco vivenciar o sexto ano da mais intensa e extensa seca das últimas décadas. Cento e vinte e cinco municípios decretaram estado de emergência. Os reservatórios estão secos e as obras das adutoras, que poderiam minimizar os danos da estiagem nas regiões mais atingidas, estão atrasadas.
 
Pela importância que esse Comitê tem para ampliar o diálogo entre a sociedade civil e o governo na proposição e no monitoramento de políticas que atendam às populações que têm sofrido com os efeitos dessa longa estiagem, a Fetape já havia reivindicado diversas vezes, por meio de ofícios ao Governo e de depoimentos à imprensa, a reativação do Comitê. No ano passado, por exemplo, durante a ocupação da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, uma das pautas apresentadas era referente a esse tema.

A expectativa da Fetape é que essa reunião impulsione uma série de medidas que são consideradas urgentes pelas famílias que estão se sentindo desamparadas diante da grave situação de estiagem, e que têm perdido suas produções e criações.   
Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.