Ir para o conteúdo principal

Notícias

Dirigentes sindicais do Nordeste discutem a agroindustrialização

Investir em capacitação humana para uma atuação eficiente nos espaços de discussão e implementação da Agroindustrialização. Isso visando ao acesso ao mercado pelos empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária, com intuito de transformar a realidade dos/as trabalhadores/as rurais. Essa é a proposta do Encontro Estadual sobre Agroindustrialização e Mercados, que ocorre entre os dias sete e nove de dezembro, no Recife.
 
Realizada pela Contag, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), a atividade envolve dirigentes sindicais das Federações dos Trabalhadores na Agricultura (Fetags) do Nordeste e dos Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais, agricultores/as familiares, assentados/as da reforma agrária e pescadores/as artesanais, além de diretores/as e assessores/as de organizações socioeconômicas, como cooperativas e associações. 
 
A ação também conta com a participação de representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal, além de instituições parceiras.
 
“Contextualização sobre Desafios da Agroindustrialização e Processamento Artesanal na Agricultura Familiar, com foco nas questões sanitárias” foi o tema da palestra de abertura do Encontro, na tarde de hoje, feita pelo consultor em agroindústria Leomar Prezotto, que serviu para subsidiar os/as participantes de informações referentes ao cenário rural. 
 
Para finalizar o primeiro dia, foi realizado Painel: Agroindustrialização e processamento artesanal na Agricultura Familiar – desafios e oportunidades dos normativos sanitários, feito pela técnica da Agência de Defesa e Finalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Erivânia Camelo.
 
“É um momento em que os participantes podem tirar suas dúvidas sobre as legislações referentes à agroindustrialização. Queremos que os agricultores familiares, que hoje já estão produzindo, que estão beneficiando sua produção, possam realmente sair daqui preparados, sobretudo no que diz respeito aos selos de certificações municipais, estadual e federal", conta o diretor de Política Agrícola da Fetape, Adimilson Nunis.
 
O dirigente explica ainda que o agricultor produz, mas, na hora de beneficiar a produção, a legislação brasileira impõe dificuldades, além de deixar muitas dúvidas entre os próprios servidores públicos. “Neste Encontro, além de representantes da Adagro, estão a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Esperamos  conseguir tirar um encaminhamento comum sobre como é que vamos trabalhar com a agricultura familiar industrializada, aqui em Pernambuco”, conclui Adimilson.  
 
O que é agroindústria?
 
É o conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas provenientes da agricultura familiar, pecuária, aquicultura ou silvicultura. O grau de transformação varia amplamente em função dos objetivos das empresas agroindustriais. 
 
Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.