Ir para o conteúdo principal

Notícias

Movimento Sindical Rural de Pernambuco rumo ao 12º Congresso da Contag

Foi aprovada, na manhã de ontem (1º/12), em Carpina, por unanimidade, durante a Plenária Estadual, a delegação pernambucana que participará do 12º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores  e Agricultoras familiares  (CNTTR), previsto para março de 2017. Serão 110 delegados e delegadas dos Sindicatos, respeitando a paridade, e 12 integrantes da Direção da Fetape.



A decisão foi tomada no segundo e último dia da Plenária Estadual em Preparação ao 12º CNTTR, que reuniu mais de 600 lideranças sindicais, das três regiões de Pernambuco. A abertura da atividade, no dia de ontem, contou com uma mística organizada pela Diretoria de Política para as Mulheres, que chamou a atenção para a luta das mulheres do Movimento Sindical Rural pela paridade. Cantando “Ô abre alas que as mulheres vão passar! Com essas mulheres muita coisa vai mudar. Nosso lugar não é no fogo ou no fogão, a nossa chama é o fogo da revolução!”, e acompanhadas por uma grande batucada, as dirigentes sindicais reafirmaram a importância do respeito ao espaço da mulher, em todos os setores da sociedade.

Ontem também foi o momento de análise, pela plenária, das contribuições realizadas pelos Grupos de Trabalho, no dia anterior, ao texto base do 12º Congresso da Contag. Depois de horas e horas de debate, os conteúdos foram aprovados e serão encaminhados à Confederação.

O dia anterior


Na quarta-feira, a Plenária foi aberta com uma celebração dos 52 anos do Estatuto da Terra, animada pela Diretoria de Política Agrária, destacando o valor da terra para os homens e mulheres do campo.  Com gritos de “Reforma Agrária quando? Já!”, os/as delegados/as sindicais presentes reafirmaram o compromisso com a defesa de uma reforma agrária ampla e irrestrita.

Criado em 30 de novembro de 1964, Estatuto da Terra é a forma como legalmente se encontra disciplinado o uso, ocupação e relações fundiárias no Brasil. O documento obriga o Estado a garantir o direito ao acesso à terra para quem nela vive e trabalha. Por isso, esse também é considerado o
Dia Nacional da Reforma Agrária.  




FETAEPE

Seguindo a programação, foi lido o edital de convocação da Assembleia Extraordinária da Fetape, para discussão e deliberação da Plenária a respeito da indicação da Direção de realizar a doação do  Centro Social da Federação, em Ribeirão, na Zona da Mata Sul do estado, para a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (Fetaepe). A iniciativa dá continuidade ao processo de fortalecimento da reorganização sindical, reafirmando a caminhada conjunta dessas Federações, que  seguem com uma só bandeira de luta: a qualidade de vida dos homens e mulheres do campo.



Emocionado, o presidente da Fetaepe, Gilvan José Antunis, agradeceu, em nome de toda a Diretoria da Fetaepe, pela deliberação na Assembleia de realizar essa doação. “Este é um momento de unidade. A Fetaepe nasce por dentro da Fetape. A criação da Fetaepe, em maio de 2015, sendo a primeira Federação do Nordeste voltada para os assalariados e assalariadas rurais fez com que Pernambuco saísse na frente e não deixasse que esse espaço fosse ocupado por outra frente de luta. Este é um momento em que a Fetaepe e a Fetape precisam andar juntas para o fortalecimento dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras assalariados rurais e agricultores e agricultoras familiares”, concluiu. 

Resultado dos grupos

Ainda na manhã na quarta-feira, houve uma breve socialização do que foi construído nos grupos, no dia anterior, durante a Plenária de Avaliação da Gestão da atual Diretoria da Fetape, período 2014/2016, olhando também para os desafios e sugestões para o biênio 2017/2018.

Já no período da tarde, os/as delegados/as sindicais se dividiram em dez grupos para aprofundar em debate os temas de interesse do Movimento Sindical e contribuir com o texto base do 12º Congresso da Contag.

Terça-feira

Vale lembrar que o primeiro dia da Plenária de Avaliação da Gestão foi na terça-feira. Na ocasião, uma análise de conjuntura, além da exposição dos resultados das Eleições 2016 para o MSTTR reforçaram a importância de que o Movimento Sindical Rural de Pernambuco retome o seu assento na Assembleia Legislativa do Estado, que foi ocupado pelo agricultor familiar Manoel Santos, até 2015, ano de sua morte. Nesse sentido, foi aprovado, por unanimidade, o nome do atual presidente da Fetape, Doriel Barros, como pré-candidato à deputado estadual pelo Movimento .

Balanço

O presidente da Fetape, Doriel Barros, ao final dos trabalhos, destacou o rico momento de debate ocorrido tanto na Plenária de Avaliação da Gestão da Fetape, quanto na Plenária em preparação para 12 Congresso da Contag. “Foi muito importante, na atual conjuntura, perceber o compromisso das lideranças sindicais de Pernambuco com os temas que dizem respeito à resistência e à luta para que os direitos de homens e mulheres do campo sejam assegurados e ampliados, mesmo diante dos desafios. Seguimos, agora, ainda mais confiantes”, finalizou.

 

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

 

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.