Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.
Notícias
Araripe festeja transformatura de educadores e educadoras populares pela Enfoc
Na última sexta-feira (11), 38 homens e mulheres participaram da Transformatura da 1ª Turma do Curso Regional de Formação Social do Polo Sindical do Sertão do Araripe, tornando-se, a partir de agora, educadores e educadoras populares. A atividade, que é parte estratégica de multiplicação criativa, acontece por meio de uma parceria entre a Diretoria de Organização e Formação da Fetape com a Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc).
Durante a cerimônia, várias lideranças sindicais, a exemplo do presidente da Fetape, Doriel Barros, do secretário de Administração e Finanças da Contag, Aristides Santos, e do diretor de Meio Ambiente da Federação e homenageado da turma, Antônio Francisco da Silva (Ferrinho), falaram da importância dessa formação para o fortalecimento das lutas do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR).
Emocionado, o diretor de Organização e Formação da Fetape, Adelson Freitas, agradeceu a todos e todas que contribuíram para o sucesso do curso, destacando a importância da parceria com a Enfoc/Contag e do apoio da Diretoria da Fetape à essa estratégia. Ele ressaltou, ainda: “Sem a contribuição da Rede de Educadores e Educadoras Populares, essa ação não seria possível. Tudo que está acontecendo, mostra que acertamos, quando decidimos fazer uma formação mais próxima da base, respeitando a realidade de cada local”.
Para o educador popular Francisco Sergio Vieira Silva, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) de Moreilândia, esse processo é muito rico para vida de uma liderança do MSTTR. “A gente aqui aprende a interagir mais com a base, a levar mais informações para quem precisa. Saímos daqui mais renovados. Temos o compromisso, agora, de repassar as informações que aprendemos aqui”, pontua.
Já a educadora Elisângela Barros da Silva, que é dirigente do STTR de Santa Cruz, analisa que a experiência de participação na Enfoc deixa vários ensinamentos, que vão contribuir para o futuro. “Aprendemos a valorizar mais a realidade da nossa região, e entendemos que precisamos multiplicar as experiências que temos aqui no Araripe”, conta
O estado de Pernambuco agora tem cinco turmas formadas pela Diretoria de Organização e Formação Sindical da Fetape. Com isso, já são mais de 400 militantes em todo o estado, além de 47 Grupos de Estudos Sindicais atuantes, como parte integrante do processo formativo da Enfoc.