Ir para o conteúdo principal

Notícias

Sertão do Araripe tem sua primeira turma da Enfoc Regional

 

Desta quarta-feira (09) até a próxima sexta, a Diretoria de Organização e Formação da Fetape realiza o 3º Módulo do Curso Regional de Formação Social no Polo Sindical do Sertão do Araripe. A atividade, que é parte estratégica de multiplicação criativa,  acontece em parceria com a Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc).
 
Essa etapa do curso terá como eixo temático a Ação Sindical e o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Uma oportunidade para que os futuros educadores e educadoras populares vivenciem um debate sobre os projetos de desenvolvimento rural para o campo, em disputa no Brasil.
 
O curso tem como objetivo proporcionar uma formação política para lideranças que estejam atuando mais próximas as comunidades rurais e dirigentes sindicais, visando fortalecer e qualificar sua atuação dessas pessoas em defesa do projeto de sociedade no qual acreditamos, nos mais diferentes espaços.
 
A atividade também busca refletir sobre o fazer sindical na implementação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário - PADRSS, estimulando novas práticas nas relações sindicais e políticas, como ocorre com o dirigente sindical e futuro educador popular, Luiz Pereira de Souza, 53 anos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Santa Cruz, que começou no Movimento Sindical Rural nos anos 1980, por meio da Pastoral Rural.  
 
Para ele, o curso da Enfoc está sendo muito importante, pois tem se aprofundado na história de luta do Movimento Sindical e tem fortalecido sua compreensão da importância do Sindicato na vida dos trabalhadores. “Eu vejo que os Sindicatos não surgiram por um acaso. Foi por uma necessidade de o trabalhador garantir e exigir seus direitos. Com essa consciência que o curso dá, aumenta a nossa responsabilidade e o nosso compromisso com a causa”, analisa o dirigente.
 
Ao final desse 3º Módulo, o estado de Pernambuco terá  cinco turmas formadas pela Diretoria de Organização e Formação Sindical da Fetape, dentro da definição de um investimento nas bases. Com isso, o Movimento Sindical Rural já conta com mais de 400 militantes em todo o estado, além de 47 Grupos de Estudos Sindicais  atuantes, como parte integrante do processo formativo da Enfoc. 
 
“Ao entregar os certificados a mais 42 educadores e educadoras populares,  percebemos a reafirmação de que foi acertada a opção que fizemos, na atual gestão, de fortalecer a ação formativa junto a nossa base sindical, e dessa formar realizar os cursos da Enfoc nos Polos, aproximando ainda mais a ação sindical do local onde as pessoas moram e produzem. Isso é fazer cumprir o papel do Movimento Sindical Rural, de animar e qualificar os trabalhadores e as trabalhadoras rurais para lutar por um campo feliz. Essa é a missão da nossa Fetape. Por isso, afirmamos, em nosso 9º CETTR, que é pela força da base que a luta continua e as conquistas acontecem”, comenta o diretor de Organização e Formação Sindical, Adelson Freitas Araújo.
 
Essa ação faz parte do Planejamento da Diretoria de Organização e Formação para o ano de 2016, que conta com o envolvimento das demais Diretorias da Fetape e da Rede de Educadores Educadoras Populares, presentes em todas as Regiões do estado.
 
Transformatura
 
A cerimônia de Transformatura da 1ª Turma da Enfoc Regional do Sertão do Araripe - Antônio Francisco da Silva (Ferrinho), que homenageia uma importante liderança sindical da região,  ocorrerá na noite de 11 de novembro, na sede rural do Caatinga, em Ouricuri. Esse nome é dado à cerimônia  porque a Enfoc compreende que o papel da formação não é pôr os educandos/as em uma fôrma. Para ela, a formação tem uma proposta que expressa o desejo de mudança, de fazer a transformação na nossa sociedade, no Movimento Sindical Rural e em cada pessoa que vive esse processo.
 
Homenagens:  A 1º Turma da Enfoc Regional terá como padrinho o diretor de Organização e Formação da Fetape, Adelson Freitas Araújo, e como madrinha a assessora do Polo Sindical do Sertão do Araripe, Francisca Galindo. Os/as outros/as homenageados/as são Alcilene Alves da Silva Rodrigues (Cilene), Augustinha Viana da Silva (Dona Augustinha), Francisco Brígido de Souza (Seu Ticão), Kátia Celi Ferreira Patriota, Lafaiete Maria de Oliveira, Maria Brasilina de Oliveira (Mariazinha) e Mônica Benevides. 
Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.