Ao sol de mais de 41? idosas e idosos participam do 1º Festival da Terceira Idade de Itaguaçu da Bahia
Nem o sol de 41? à sombra impediu que mais de 200 idosas/os de diversos povoados do município de Itaguaçu da Bahia, região de Irecê, na Bahia, deixassem de participar hoje do 1º Festival da Terceira Idade Rural do município. Com o tema Envelhecimento e a Saúde no Meio Rural, em comemoração ao mês da/o Idosa/o, atividade contou com a participação da Rede de Educadoras/es da Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc), de representações do Polo e da Federação local, além das Secretarias da Terceira Idade das Federações da Bahia e de Pernambuco.
A ação, que nasceu de atividades formativas realizadas pela Secretaria de Formação no início de setembro, teve como proposta possibilitar um momento de formação por meio de oficinas ministradas pelas assessorias da Terceira Idade das Fetags da Bahia e! de Pernambuco, Luiza de Marilack e Rosely Arantes, respectivamente, sobre os temas da Saúde e do Envelhecimento e também proporcionar momentos de descontração com cantorias e apresentações culturais.
Momento bastante importante segundo a dona Maria dos Prazeres Alves Souza, 70, agricultora familiar e aposentada. “Já tinha tempo que o sindicato devia isso pra gente, já era esperado. Mas foi maravilhoso essa mobilização toda, os brindes e as oficinas foram muito importantes porque trouxeram informações para os idosos não têm no dia-a-dia”.
Para o senhor Cláudio Rodrigues Neiva, 52, agricultor rural e Coordenador Geral do Polo Sindical de Irecê, esse trabalho de sensibilização dos sindicatos necessário e tem surtido bons efeitos. “Tem sido de muita importância e tem motivado ! os idosos a participar e sempre temos cobranças quando sabem ! que um e vento aconteceu e que eles não participaram. Temos feito um trabalho muito intenso de despertar os sindicatos para esse trabalho com a terceira idade. Estamos apostando nos processos formativos.”
Vânia Marques Pinto, Secretária de Formação da Fetag-BA, acredita que são momentos como esses que sensibilizam e aproximam as pessoas idosas do compromisso com o sindicato. “Neste momento de quebra de direitos políticos e sociais, um sindicato reunir um número como esses para um dia de reflexão é extremamente importante. As pessoas precisam reconhecer no STTR um braço comprometido com suas lutas e necessidades. E se isso não acontece não estamos fazendo a nossa parte como um movimento comprometido com as transformações sociais. E a formação é um dos meios para se garantir isso”.
Desde 2013 já f! oram realizados dois Encontros Regionais para a Terceira Idade no polo de Irecê, com isso diversos municípios foram estimulamos a fazerem os encontro municipais como este. Mês passado aconteceu em Gentio do Ouro e em abril em Cafarnaum. Os próximos passos são estimular outros municípios a realizarem os encontros e pensar uma formação estadual voltada para a pessoa idosa do meio rural, a exemplo do que vem acontecendo em Pernambuco.