Ir para o conteúdo principal

Notícias

Campanha de Sindicalização: NOSSA UNIÃO FORTALECE NOSSAS LUTAS E GARANTE NOSSOS DIREITOS

Com o término do período eleitoral, na maioria dos municípios, a Fetape vive um momento de potencialização da Campanha de Sindicalização, Quitação e Autorização, que está realizando junto com seus 179 Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTRs) filiados, nas três regiões do estado. A ação, que começou no mês de agosto e vai até o dia 30 novembro, visa fortalecer a sustentabilidade do Movimento Sindical Rural o que, consequentemente, amplia a autonomia política na luta por direitos para os homens e mulheres do campo.

A Campanha conta com o envolvimento de dirigentes e delegados/as sindicais, educadores/as e comunicadores/as populares e lideranças comunitárias, que já vêm trabalhando a sindicalização nos diversos municípios. Eles/as também têm um papel importante na orientação dos trabalhadores e trabalhadoras sobre a importância de quitar débitos em atraso, especialmente com a possibilidade de aproveitar os descontos oferecidos dentro do período da campanha.

A estratégia, que é coordenada pela Fetape, por meio da Diretoria de Finanças e Administração, foi lançada durante a 2ª Reunião do Conselho Deliberativo da Federação, no mês de julho. “É fundamental que cada Sindicato mobilize suas bases, para que a campanha alcance seus objetivos. Vamos aumentar o número de associados e associadas e mostrar a força da nossa união.  Dessa forma, estaremos contribuindo com a organização e o fortalecimento da nossa categoria ”, defende a diretora Cícera Nunes.

Ela acrescenta que é importante que cada trabalhador e trabalhadora rural se sinta representado pelo STTR, pois um dos focos dessa campanha é que “a base reconheça a importância do Sindicato na sua vida e na vida da categoria como um todo”.

Spot para rádio e carro de som, camisa, cartaz, boné, adesivos e panfleto são os materiais utilizados para animar a Campanha em cada município. A ação também conta com a parceria da Federação dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (Fetaepe).

É importante lembrar que a Campanha integra o Plano Sustentar, uma iniciativa da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e suas Federações, com definições e estratégias para consolidar a sustentabilidade político–financeira, estruturada em três eixos articulados entre si: Gestão Administrativa e Financeira, Formação e Comunicação.

A Gestão Administrativa e Financeira visa contribuir para uma gestão democrática, transparente e participativa, fortalecendo as estratégias de arrecadação. Já os processos formativos possibilitam qualificar a ação político–sindical, potencializando a construção de alternativas de enfrentamento e transformação social. E, por fim, e não menos importante, está a comunicação, que busca promover o diálogo entre a base e as entidades, potencializando a mobilização. A articulação desses três eixos reforça e fortalece as ações estratégicas definidas para cada um deles, permitindo, assim, a implementação e o desenvolvimento do Plano Sustentar.  
Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.