Ir para o conteúdo principal

Notícias

1º de Outubro: Dia Internacional do/a Idoso/a - Campanha da Fetape propõe novo olhar sobre o envelhecimento humano


Com o intuito de levar para dentro dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais a discussão e a compreensão do papel político e social das pessoas idosas do campo, a Fetape, por meio de sua Diretoria de Política para a Terceira Idade, está realizando a Campanha de Valorização da Pessoa Idosa do Campo. A proposta é mudar a compreensão de que o idoso e a idosa devem ser respeitados apenas pela condição de contribuintes do Movimento Sindical Rural. É preciso olhar esse público, pela condição de humanidade e militância, pois ele carrega, em suas rugas, a memória da resistência e da vida do próprio Movimento. 

Lançada em nível nacional durante o 3º Encontro Nacional da 3ª Idade, em Brasília, em junho e, no estado, durante a Reunião do Conselho Deliberativo da Fetape, no mês de julho, a Campanha teve ainda como preocupação ser acessível para todas as regiões do país. Ou seja, a proposta é ser disponibilizada para que qualquer Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) reproduza as peças, além de estimular uma forma de discussão sobre o envelhecimento humano no campo. 

Para o Diretor de Política para a Terceira Idade da Fetape, Israel Crispim, “valorizar a pessoa idosa do campo é o desafio de enxergarmos essas pessoas como seres autônomos, que construíram sua história, mas construíram também a história do nosso Movimento. Precisamos compreender que o envelhecimento é mais uma etapa da vida e que não é porque estamos velhas e velhos que deixamos de existir, de contribuir, de opinar e de saber o queremos fazer com as nossas vidas. Somos velhos sim e estamos vivas e vivos!”. 

“Produzir uma campanha com as imagens, as cores, as palavras ditas e escolhidas pelos idosos e idosas significa compreender que mudar um jeito de pensar e agir já consolidado é algo que precisa ser cotidiano, contínuo e em todos os espaços e momentos. E fazer isso junto com eles foi algo muito emocionante e desafiador porque eles são a memória viva das lutas e conquistas do Movimento”, explica a mestra em Educação Popular, artista plástica e educadora popular, Karla de Souza. Ela acompanhou a equipe que durante dois dias, junto com a Diretoria da Fetape e a assessoria de comunicação da Contag, reuniu-se em oficinas com as/os idosas/os da Zona da Mata, do Agreste e do Sertão para discutir sobre como essas pessoas idosas são e como desejam ser vistas pelo MSTTR e pela sociedade. 

Como resultado dessas oficinas foram produzidos um vídeo, spots, bandeira, camisas, cartaz, panfleto e adesivo para carro – que podem ser encontrados na página da Fetape na internet: www.fetape.org.br, seções: ‘áudios’, ‘vídeos’ e ‘materiais gráficos' -, que mostram a diversidade e a vivacidade desses sujeitos, destacando, especialmente, que ainda está muito cedo para elas/es deixarem a militância e a luta. 

O slogan “Estamos vivas e vivos. Mais do que nunca! E nossos passos estão ainda mais firmes na luta por dignidade”, bem como a escolha das imagens e das cores da Campanha foram resultado das Oficinas que dialogaram com as/os idosas/os e onde eles foram os protagonistas.

 
No link abaixo, você tem acesso a vários materiais da Fetape, entre eles as peças da Campanha. É só clicar:

http://www.fetape.org.br/materiais-graficos.php

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.