Ir para o conteúdo principal

Notícias

Jovens do Movimento Sindical Rural participam de curso de Formação Agroecológica e Cidadã

Um Curso de Formação Agroecológica e Cidadâ, desenvolvido a partir de uma parceria entre a Fetape, por meio da Diretoria de Política para a Juventude, a Universidade Federal Rural (UFRPE), a Pastoral da Juventude Rural (PJR) e o Centro Sabiá, irá beneficiar, a partir desta segunda-feira (26), 60 jovens rurais da Zona da Mata Sul e do Sertão do Pajeú. A aula inaugural acontecerá a partir das 10h, no Centro Social Euclides Nascimento, em Carpina.

O objetivo do curso é fomentar políticas de formação agroecológica e cidadã para os/as jovens camponeses, contribuindo, entre outras coisas, para a inclusão social e produtiva; a melhoria da renda; e o acesso às políticas públicas. Afirmando, assim, o campo como espaço de vida, cultura e dignidade.

A carga horária mínima exigida será de 360 horas, incluindo 180 horas no Tempo-Escola e 180 horas do Tempo-Comunidade, ou seja, o curso será por alternância, considerando a vivencia do jovem na sua base e comunidade.  O curso vai acontecer sempre nos espaços do movimento, Centros da FETAPE, PJR e Sabiá e cada aluno/a receberá uma bolsa mensal no valor de cerca de R$ 200,00 (sendo definido). Em sua totalidade, terá duração de um ano e meio, com o primeiro módulo em novembro.  A certificação para os participantes será como Técnico/a em Agroecologia.

A aula inaugural, que terá três dias de duração, contribuirá para que haja um diálogo com os/as participantes sobre como serão tratados os conteúdos previstos para o curso, inclusive, discutindo como serão essas abordagens. No primeiro dia, estão previstos momentos de integração e uma análise de conjuntura.  

  
Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.