Ir para o conteúdo principal

Notícias

Trabalhadores da palha da cana têm rodadas de negociação marcadas para primeira semana de outubro



Assalariados/as rurais e a classe patronal realizaram, na tarde desta sexta-feira (23),  a primeira reunião da 37ª Campanha Salarial dos/as Canavieiros/as 2016, no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), no Recife. O objetivo foi garantir a data-base da categoria em 1º de outubro e definir os primeiros dias de negociações, que ficaram para o período entre 4 e 6 de outubro.

 
A pauta de reivindicação deste ano é composta por 97 itens, entre econômicos e sociais, dentre os quais, os/as assalariados/as da palha da cana estão exigindo salário de R$ 1.100, piso de garantia de 20% sobre o salário mínimo de janeiro de 2017,  e cesta básica no valor de R$ 100. Alimentação digna no local de trabalho, jornada semanal de 40 horas e ampliação do número de mulheres contratadas  estão entre cláusulas sociais em destaque.




Estiveram presentes nessa primeira reunião, a Fetape, a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados de Pernambuco (Fetaepe), dirigentes sindicais da Zona da Mata e representantes do  Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool em Pernambuco (Sindaçúcar-PE), e do Sindicato dos Cultivadores de Cana de Açúcar  no Estado de Pernambuco e da SRTE.

 “Estamos otimistas este ano com a nossa campanha. Vamos para a mesa de negociação com a classe patronal tendo um cenário econômico positivo no setor sucroalcooleiro, haja vista a alta dos preços da saca de açúcar e do etanol. Caso não consigamos avançar durante as negociações, estaremos mobilizados para uma grande greve”, afirma o diretor de Política Salarial da Fetape e presidente da Fetaepe, Gilvan Antunis.




A 37ª Campanha Salarial dos Canavieiros e Canavieiras 2016 é coordenada pela Fetape e Fetaepe, e conta com apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

 
 
Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.