Ir para o conteúdo principal

Notícias

FETAPE realiza mais um intercâmbio dentro do P1+2

 A FETAPE realizou, ontem (20 de setembro), mais um intercâmbio entre beneficiários do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) do município de Saloá (Agreste Meridional). A visita foi à pequena propriedade, reconhecida como modelo na região, do agricultor familiar Simão Salgado - o seu Simão, localizada no município de Caetés. 

No pequeno sítio, os/as agricultores/as observaram como se deve aproveitar e reaproveitar todo o espaço, com respeito à preservação da natureza e utilizando tecnologias como o biodigestor (que transforma o gás proveniente de dejetos de animais em fonte de energia natural), além de técnicas de filtragem para reaproveitamento da água que se usa na cozinha para reuso na irrigação. “Aqui, a gente aproveita cada pedacinho da terra”, diz seu Simão, que também desenvolveu um criatório de peixes e uma pequena estufa para a produção de hortaliças. 

Muitas das tecnologias utilizadas por seu Simão em sua pequena propriedade familiar vieram após o agricultor ser beneficiado pelo Programa Uma Terra e Duas Águas da ASA (que na região é desenvolvido pela Fetape), em 2009, e com a  construção de uma cisterna calçadão, com capacidade para armazenar 52 mil litros d’água. Com essas iniciativas, a propriedade teve sua possibilidade de produção ampliada e aprimorada para se transformar em modelo de gestão sustentável. 



Exemplos como esse mostram como a convivência no Semiárido Nordestino, apesar dos longos períodos de estiagem, é possível, especialmente quando se unem projetos como o P1+2 e a criatividade do povo dessa região. 

 

Por: Clóvis Manfrini - Comunicador Popular da Fetape 

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.