Em um ato organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) de Caetés, localizado no Agreste Meridional, em parceria com a Fetape, 26 famílias quilombolas do assentamento Atoleiro receberam as chaves de suas novas moradias do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), nesta terça-feira (13).
Segundo a presidente do STTR, Edvane Bezerra Araújo, as famílias viviam em casas precárias, mas agora já podem morar dignamente. “Estamos muito felizes. Foi uma vitória não só dos quilombolas, mas de todos nós. Isso é mais um fruto de nossas lutas. Quando nos organizamos, conseguimos realizar conquistas importantes”, comemora.
A cerimônia de entrega das casas contou com a presença do presidente da Contag, Alberto Broch, do presidente da Fetape, Doriel Barros, do diretor de Administração e Finanças da Contag, Aristides Santos, e do presidente da CUT, Carlos Veras.
“Isso é uma demonstração de que as políticas elaboradas pelo presidente Lula e pela presidenta Dilma chegam, de fato, àquelas pessoas mais necessitadas. Ver essas famílias receberem as casas é algo que nos deixa bastante felizes. Acreditamos que somente com gestores públicos comprometidos com seu povo é possível transformar a nossa sociedade”, afirma o presidente da Fetape, Doriel Barros.
A ação é realizada pelo STTR de Caetés, em parceria com a Bemorar, empresa responsável pela construção das casas, e integra um convênio estabelecido entre a Contag, a Fetape e o Governo Federal, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida Rural, do qual o PNHR faz parte.