Fetape realiza formação para educadores/as do EJA Campo
Entre os dias 12 e 14 de setembro, o Centro Social Euclides Nascimento, em Carpina, recebe educadores e educadoras que atuam no Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA Campo), sob a coordenação da Fetape, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Essa é uma estratégia que integra o processo de construção da Política Estadual de Educação do Campo.
Durante o processo formativo, uma Mostra Pedagógica das produções dos/as estudantes vai nortear a discussão sobre o currículo integrado. Uma oportunidade para que seja percebida a importância da construção do conhecimento, a partir de eixos temáticos que dialogam com a realidade do homem e da mulher do campo, envolvendo Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Conteúdos escolares que possibilitam uma aprendizagem significativa.
Em Pernambuco, a Fetape coordena 65 turmas de Ensino Fundamental e Médio, atendendo, aproximadamente, 1600 estudantes trabalhadores/as rurais e agricultores/as familiares, com 190 educadores/as, distribuídos em 23 municípios, nas regiões do Agreste e do Sertão.
Desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com o Governo do Estado, o programa EJA Campo tem por objetivo elevar a escolaridade de jovens e adultos em consonância com um projeto de desenvolvimento sustentável do campo.
O EJA Campo nasce a partir da organização e da luta dos Movimentos Sociais do Campo, quando reivindicam a Política Pública de Educação do Campo e a partir dessa pauta, por meio do Decreto Presidencial nº 7352/2010, o governo federal institui o Programa Nacional de Educação do Campo - PRONACAMPO, e que marca o início da implementação da educação do campo como direito.
O Movimento Sindical Rural, formado pela Contag, Fetape e Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais, está firmemente na luta pelo direito dos povos do campo a terem uma educação que dialogue com sua realidade e seus interesses.