Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.
Notícias
Ministério do Trabalho concede Registro Sindical à FETAEPE
A organização dos assalariados e das assalariadas rurais de Pernambuco dá, hoje (05/09) ,um grande passo para o seu fortalecimento, com a concessão, pelo Ministério do Trabalho, do registro sindical à Fetaepe - Federação dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco.
“Numa conjuntura em que o nosso país vivencia um golpe parlamentar, é muito importante ter fortalecida a representação dos assalariados e assalariadas rurais em nosso estado. O nascimento da Fetaepe não veio para dividir a luta, mas para unir forças com a FETAPE e, assim, assegurarmos os direitos garantidos na CLT e Convenções Coletivas, e ampliarmos as conquistas para os homens e mulheres do campo”, afirma o presidente da Fetaepe, Gilvan José Antunis.
Animados por um encaminhamento do Conselho Deliberativo FETAPE, os Sindicatos de Assalariados de Ribeirão, Aliança, São Lourenço da Mata, Escada, Rio Formoso, Itaquitinga e Lagoa Grande fundaram a Fetaepe, no dia 25 de maio de 2015. Em seguida, foram realizados todos os procedimentos necessários para que o Ministério pudesse conceder o registro à instituição. “Foi muito importante o cuidado e a dedicação de todos e todas que fazem a Fetape com esse processo. A hora, agora, é de se ampliar a ação, envolvendo as diferentes categorias do assalariamento existentes em nosso estado”, afirma o diretor de Organização e Formação da FETAPE, Adelson Freitas.
Para o presidente da FETAPE, Doriel Barros, este é um momento em que o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pernambuco (MSTTR) mostra, mais uma vez, a sua importância para o campo. “Com o registro da Fetaepe, temos a possibilidade de potencializar a atuação do MSTTR, organizando melhor os assalariados nas três regiões do estado. Com essas duas estruturas, FETAPE eFetaepe, vamos fazer com que muitos trabalhadores e trabalhadoras que não participam da vida sindical e política possam se integrar a essa caminhada, tendo mais protagonismo e força na defesa de seus direitos e na luta por políticas públicas. Por isso, essas duas Federações estarão sempre unidas”, reafirma.
A Fetaepe, desde a sua fundação, já realizou uma série de ações visando qualificar a sua atuação junto à base, sendo, inclusive, uma das fundadoras da Contar – Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais.