Fetape investe no conhecimento para transformar vidas
Ao longo da vida, vamos descobrindo o valor que existe quando investimos nosso tempo em conhecimento. Como bem disse o nosso amado educador Paulo Freire: “Conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos. E é como sujeito, e somente enquanto sujeito, que o homem pode realmente conhecer.” Tomando por base esses ensinamentos, a Fetape, por meio de sua Diretoria de Organização e Formação Sindical, tem investido, cada vez mais, na construção desse conhecimento, por meio da Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc). Nessa perspectiva, um conjunto de iniciativa tem transformado a vida de muitas pessoas.
Um exemplo disso é o agricultor familiar Higo da Silva Nascimento, 20 anos, morador do município de Tacaimbó, localizado no Agreste pernambucano. No dia 2 de setembro, o jovem vai receber, com mais 34 companheiros/as, o certificado de conclusão do 1º Curso Regional de Formação Social do Polo Sindical do Agreste Central. O momento tão especial para esse grupo acontecerá no auditório do Assentamento Normandia, em Caruaru, durante cerimônia de Transformatura. A ação integra o 3º e último Módulo do Curso, cujo eixo temático é Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, com início previsto para a noite desta terça-feira (30).
Higo, que é casado, tem uma pequena roça, onde cultiva milho, feijão e maxixe. Parte da produção é para o consumo da família, enquanto o restante é comercializado na feira da cidade. Ele cursa o terceiro ano do Ensino Médio em escola pública e estava fazendo planos de partir em busca de novas oportunidades, assim que se formasse, pensando até em cursar administração na capital pernambucana. Porém, o agricultor mudou de ideia radicalmente, após participar do curso da Enfoc. “Eu planejava ir para a cidade grande, mas, hoje, por conhecer mais o Movimento Sindical Rural, pretendo investir na agricultura de uma maneira mais sustentável. Hoje, este é o meu grande sonho”, revela.
O futuro educador popular conta o que fez mudar sua visão sobre o Movimento Sindical Rural: “Antes, eu pensava que o Sindicato era mais para se aposentar ou adquirir um benefício. Depois de ter participado dos dois módulos da Enfoc, percebo que a importância do Sindicato é muito grande na vida do trabalhador. Descobri a importância da militância, e de que é preciso lutar por nossos direitos”, afirma.
Com esta, somam-se quatro turmas que a Fetape conclui dessa forma mais regionalizada. Foram elas: Agreste Meridional, Sertão do Pajeú e Sertão do Submédio São Francisco. De acordo com a Diretoria de Organização e Formação Sindical, a partir do dia dois de setembro, Pernambuco terá 114 educadores e educadoras populares atuando na ação sindical junto às bases.
“Ao iniciar a atual gestão, nos comprometemos em realizar um curso em cada um dos 10 polos sindicais. Hoje, temos condição de afirmar que a estratégia assumida de levar Formação para a base foi a mais acertada, pois vem fortalecendo uma prática sindical mais criativa, viva e mais comprometida com o nosso Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário”, conta o diretor de Organização e Formação Sindical da Fetape, Adelson Freitas Araújo.
Transformatura
É comum ao terminar um curso realizar uma cerimônia de "Formatura", que, para a Enfoc, significa “pôr na forma”. Mas, com esse tipo de formação, o que se pretende é construir sujeitos autônomos, livres e atuantes. Por isso, o nome dado a essa cerimônia da Escola é Transformatura.
A 1ª Turma do Curso Regional de Formação Social do Agreste Central recebe o nome de Adelson Freitas Araújo, liderança sindical importante na região, natural de Brejo da Madre de Deus e diretor de Organização e Formação Sindical da Fetape; e terá como padrinhos Conceição Aparecida Gomes da Silva e Elton de Melo Cavalcanti. Já Severino Francisco da Luz Filho (Biu da Luz), Luiz Rosa de Lima, Doriel Saturnino de Barros e Alexandre Botelho (Merrem) serão os homenageados. Receberão homenagens póstumas os companheiros Euclides Nascimento e Manoel José dos Santos
Tendo o apoio da Rede de Educadores da região, a atividade pretende proporcionar uma formação política para dirigentes, lideranças e delegados/as sindicais, buscando fortalecer e qualificar atuação desses/as na luta pela disputa de projetos de sociedade, nos espaços de formação, negociação e monitoramento de políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável e solidário e na gestão das entidades sindicais.
Essa ação faz parte do Planejamento da Diretoria de Organização e Formação para o ano de 2016, que conta com o envolvimento das demais Diretorias da Fetape e da Rede de Educadores Educadoras Populares, presentes em todas as Regiões do estado.