Ir para o conteúdo principal

Notícias

Canavieiros/as bebem da fonte da história para fortalecer as lutas da 37ª Campanha Salarial

 

As grandes lutas e a força da organização dos trabalhadores e trabalhadoras rurais da Zona da Mata foram os destaques da mística de abertura do 23º Congresso de Delegados/as Sindicais e do 1º Encontro de Assalariados/as Rurais da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Assalariados de Pernambuco (Fetaepe), hoje pela manhã, no município de Carpina. As imagens da história de conquistas desses homens e mulheres da Zona Canavieira foram apresentadas por meio de fotos e de um vídeo intitulado “A Força que vem do Campo”. Durante a apresentação do documentário, a emoção tomou conta da plenária, formada por jovens e por memórias vivas do Movimento Sindical Rural.






Em sua fala, o presidente da Fetape, Doriel Barros, destacou a importância de, neste novo momento da organização sindical, as duas Federações se darem as mãos e caminharem unidas. “É necessário que possamos perceber que, somente juntos, vamos conseguir avançar nas conquistas para os agricultores e agricultoras familiares e assalariados e assalariadas rurais, dando uma vida mais digna para toda nossa gente. Temos certeza que estamos tomando as decisões certas, mas precisamos contar com o apoio de cada um e cada uma que está aqui ”.


O presidente da Fetaepe e diretor de Política Salarial da Fetape, Gilvan Antunis, expressou a alegria de realizar o 23º Congresso da Categoria, mas também o 1º Encontro de Assalariados/as da nova Federação. “A reorganização sindical nos impulsionou a criar a Fetaepe, então precisamos fortalecer a nossa ação, especialmente num momento em que os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais estão sendo ameaçados. Aqui, nesses dois dias, a partir da conjuntura que estamos percebendo, mas também do que é realmente necessário para a nossa base, vamos construir a nossa pauta e seguir em busca de mais conquistas”.


Participaram da abertura do Congresso, além de cerca de 300 delegados e delegadas de base, dirigentes da Fetaepe, da Fetape e dos 50 STTRs, e representantes da Contag, Contar, Fetag Alagoas, Cut, CTB, Ministério do Trabalho e Emprego.

Logo depois, foi iniciada uma análise de conjuntura política, social e econômica, com a contribuição da Contag e do Dieese, que subsidiará os trabalhos de grupo, na construção da pauta de reivindicações da 37ª Campanha Salarial da categoria. Serão dois dias de debates e de tomada de decisões, que ajudarão a Comissão de Negociação, no diálogo com a classe patronal.


As reivindicações serão discutidas e colocadas para aprovação dos assalariados e assalariadas, no dia 11 de setembro, durante as Assembleias Gerais realizadas nos Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais da região. 
Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.