Com o objetivo de fortalecer a sustentabilidade político-financeira do Movimento Sindical Rural, contribuindo com as estratégias do Plano Sustentar, a Rede de Educadores/as Populares da Enfoc/PE, como continuidade do processo formativo, fazendo o que na Escola chamamos de formação na ação, está realizando, hoje (09), mais um Mutirão Sindical em Pernambuco. O primeiro município a acolher a iniciativa é o de Ingazeira, no Sertão do Pajeú.
A atividade, que é animada pela Diretoria de Organização e Formação da Fetape, faz parte dos encaminhamentos dos cursos da Enfoc, que estão ocorrendo nos Polos Sindicais. Ela também integra um trabalho conjunto com a Presidência e a Diretoria de Finanças e Administração da Federarção, na perspectiva de fazer acontecer o Plano Sustentar no estado.
A ideia é que os/as educadores/as populares, juntamente com os diretores do Sindicato onde ocorre o Mutirão, possam animar a base, aproximando trabalhadores e trabalhadoras rurais do Movimento Sindical Rural. Dessa iniciativa em Ingazeira estão participando 16 educadores/as, que visitaram 24 comunidades anteriormente e hoje estão fortalecendo a Campanha de Sindicalização, Autorização e Quitação, realizada pela Fetape, entregando material de divulgação sobre as conquistas do Movimento, cadastrando novos/as sócios/as, realizando o CNIS Rural e negociando contribuições em atraso. Outras atividades como essa devem ocorrer, ainda este ano, no Pajeú e em outras regiões do estado.