Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.
Notícias
MSTTR de Pernambuco presente no Frepop
O Recife sedia, de hoje (19) até o próximo sábado, o 13º Fórum de Educação Popular – Frepop, que reunirá educadores e educadoras populares de todo o país, no Campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Esta edição tem como tema “Educação Popular: democracia e os desafios das lutas sociais na construção da sociedade que queremos”.
Durante a atividade, diversos segmentos da sociedade civil organizada, entre eles o Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR), estarão debatendo assuntos em torno da educação popular, por meio de questões transversais como raça, etnia, gênero e geração, sexualidade, entre outras.
Na quarta-feira (20), por exemplo, as diretorias de Organização e Formação, de Mulheres, de Juventude e da Terceira Idade da Fetape irão trabalhar, respectivamente, nas oficinas “Educação popular para fortalecer a organização dos sujeitos do campo – Experiência da Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc), em Pernambuco”; “Tecendo sonhos, promovendo transformação: a participação política das mulheres trabalhadoras”; “Arco-íris do interior: sexualidade e LGBT em contextos rurais”; e “Por um envelhecimento digno e saudável”.
A Contag também estará presente realizando cinco oficinas, entre elas: "Formação sindical popular e a luta pelo direito à saúde”. A Escola Nacional de Formação promoverá, ainda, rodas de diálogo e atuará na Arena de Debates.
“O Frepop é um encontro muito importante para educadores/as populares do Brasil e do mundo, contribuindo com diálogos estratégicos sobre os processos formativos desenvolvidos por diferentes sujeitos e entidades, na perspectiva da educação popular. Será fundamental para a Rede de Educadores e Educadoras Populares da Enfoc Pernambuco trocar experiência com outras redes, intercambiando experiências”, afirma o diretor de Organização e Formação da Fetape, Adelson Freitas..
O Fórum tem por objetivo ser um território onde educadores/as populares, aprendizes de todas as matizes sociais e educadores/as que atuam sob o pressuposto de conhecimento socialmente construído e partilhado de forma horizontal, se reúnem para desenvolver atividades de partilha de saberes nos formatos de rodas de conversa, oficinas, painéis, vivências e visitas às comunidades.
Origem
Inspirado no Fórum Social Mundial, o Fórum de Educação Popular – Frepop foi organizado por educadores e educadoras populares em torno da ONG FREPOP e ocorreu anualmente de 2002 a 2013 , em São Paulo, quando se definiu que ele seria itinerante. Em 2014, foi realizado em Sergipe, onde se construiu um caminho para que se transformasse em Movimento Social pela Educação Popular e passasse a ser realizado no intervalo de dois em dois anos, com cirandas de mobilização e organização por local, região ou tema.
Diferentemente de outros fóruns, o FREPOP não é articulado por Instituições, Redes, Movimentos Sociais, mas sim por vários educadores e educadoras, que estão dentro ou fora desses espaços e querem promover um território de encontro para a articulação de saberes, aprendizagem pessoal e coletiva na perspectiva de construção de uma nova sociedade.