Ir para o conteúdo principal

Notícias

Fetape presente na 2ª Plenária Nacional da Pessoa Idosa

 
Entre os dias 13 e 16 de junho, será realizada a 2ª Plenária Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Terceira Idade e Idosos(as), no município de Luziânia, em Goiás, que reunirá cerca de 1.000 participantes de todo o País, com o objetivo de valorizar o protagonismo e a participação política dessas pessoas no Movimento Sindical Rural, e na construção de direitos para os povos do campo, da floresta e das águas. A Fetape marcará presença no evento com uma delegação de 50 pessoas, entre idosos, idosas e jovens rurais.
 
A atividade, que é coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) e pelas Federações dos Trabalhadores na Agricultura (Fetags), em conjunto com os Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTRs) filiados,  tem como tema “Tecendo Histórias e Valorizando Saberes”. 
 
Nos últimos anos, a Diretoria de Política da Terceira Idade da Fetape vem realizando uma série de atividades estratégicas para o fortalecimento do idoso e da idosa rural, seja na área de formação seja na construção de uma Política voltada para esse segmento. “Estamos levando uma delegação que está afinada com que nós temos discutido, aqui no estado, sobre o envelhecer com dignidade. Queremos enriquecer esse debate durante a 2ª Plenária e contribuir para o fortalecimento do protagonismo da pessoa idosa do campo”, afirma o diretor Israel Crispim. 
 
Programação
 
Na pauta, estão oficinas pedagógicas sobre saúde, sexualidade, relações de gênero, relações étnico-raciais, sucessão rural e relações intergeracionais, produção agroecológica, plantas medicinais, horta vertical, mídias sociais, facilitação gráfica, danças circulares, contação de histórias, arte-educação e metodologias participativas.
 
Os idosos e idosas também participarão de diálogos temáticos sobre Direito e Políticas Públicas; Estatuto do Idoso; Previdência Social; Violência Contra as Pessoas da 3ª Idade e Idosas; Mulheres da Terceira Idade; Saúde; Terra, Trabalho e Produção; Participação Política; Sucessão Rural e Relações Intergeracionais; Formação Político-Sindical; Organização Sindical; e Relações de Trabalho no Campo.
 
A programação conta, ainda, com apresentações culturais, conferência, socialização das diretrizes da Política Nacional do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais para as Pessoas da Terceira Idade e Idosas, e a aprovação da agenda de compromissos.
 
TRANSMISSÃO AO VIVO
 
A abertura política e a Conferência inicial serão transmitidas ao vivo no Portal da CONTAG (www.contag.org.br), de 14h às 18 horas. A solenidade de abertura contará com falas de lideranças do movimento sindical e convidados, com apresentação de vídeo, mística e homenagens.
 
O conferencista será o professor doutor Marco Aurélio Acosta. Ele possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). É líder do "Grupo de Estudos e Pesquisa em Gerontologia -GEPEG", junto ao diretório de grupos do CNPq. Coordena o Mestrado em Gerontologia da Universidade Federal de Santa Maria/RS.
 
“Nossa expectativa é garantir, com a contribuição e mobilização de todos (as) nós que fazemos o MSTTR, a presença da nossa geração na 2ª Plenária Nacional, para, juntas (os), debatermos, refletirmos e propormos as mudanças que precisamos para seguirmos construindo e fortalecendo a história do MSTTR”, destaca a secretária da Terceira Idade CONTAG, Lucia Moura.
 
No Brasil, um número significativo de pessoas idosas e da terceira idade continua vivendo na área rural, sendo que essa transição demográfica vem ocorrendo rapidamente. Dados do (Manual de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, SDH, 2013), revelam que 3,8 milhões de idosos (as) vivem na área rural, destes 84,9% continuam trabalhando mesmo depois de aposentadas/os. Porém ainda existem muitos desafios como, por exemplo, o elevado percentual de pessoas idosas analfabetas, sobretudo no campo, entre outros. 
 
Diante dessa realidade, o MSTTR cumpre um importante papel ao trazer para o centro do debate as especificidades das pessoas da terceira idade e idosas do campo, das florestas e das águas. 
A 2ª Plenária Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da 3ª Idade e Idosos (as) da CONTAG se constituirá como um desses espaços de fortalecimento do protagonismo das pessoas da terceira idade, visando qualificar ainda mais as ações e implementar diretrizes e políticas que de fato consolidem melhorias nas condições de vida dessas pessoas no campo, na floresta e nas águas. 
 
Melhorias que devem levar em consideração: a terceira idade no contexto do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS); enquanto sujeitos políticos e protagonistas do MSTTR; a Mulher Idosa do campo; Sucessão Rural, como um olhar intergeracional; Formação Sindical para a terceira idade, entre outros pontos que são caminhos necessários para a implementação de uma política que, de fato, atenda aos anseios dessa importante geração do meio rural brasileiro.
 
Assim, diante do desafio da implementação e fortalecimento da Política para 3ª Idade e Idosas (os) Rurais, a CONTAG, através de sua Secretaria de 3ª Idade e Idosas (os), reforça a mobilização e compromisso de todas (os) na realização da 2ª Plenária Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da 3ª Idade e Idosos (as).

Fonte: Ascom da Contag, com pequena edição da Ascom Fetape.
Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.