De hoje (30) até o próximo dia cinco de junho, é comemorada a Semana Mundial do Meio Ambiente. Essa data foi instituída em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente. No Brasil, esse período foi estabelecido somente em 1981, por meio do decreto nº 86.028, e tem como finalidade o apoio à participação da comunidade brasileira na preservação do patrimônio natural de nosso país.
Sabendo que a terra é o ambiente de trabalho dos milhares de agricultores e agricultoras familiares e assalariados e assalariadas rurais, para marcar o período, a Fetape, por meio de sua Diretoria de Política do Meio Ambiente, irá realizar e participar de uma série de atividades. Hoje e amanhã (31), promoverá o 1º módulos da Capacitação em Agroecologia para Lideranças Sindicais do Araripe, em Ouricuri. Na quarta-feira ( 1º/06) integrará um debate, na sede do Polo Sindical do Agreste Meridional, em Garanhuns, sobre o impacto do Parque Eólico na região. No dia 04, estará presente nas comemorações relativas ao Meio Ambiente, no Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Pombos, no Polo Sindical da Mata Sul.
Ja no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, a Diretoria participa de várias atividades no município de Ouricuri, localizado no Polo Sindical do Sertão do Araripe.
“Quando o Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais decidiu criar uma pasta específica para o meio ambiente, no último Congresso, demonstrou o interesse e a seriedade que o tema requer. Queremos discutir e sensibilizar os agricultores e as agricultoras familiares sobre a importância da preservação ambiental, pois eles têm, na terra, o seu principal meio de sustento. Aprendendo a preservar hoje, as gerações que virão agradecem”, destaca o diretor de Política do Meio Ambiente, Antônio Francisco (Ferrinho).
De acordo com o dirigente, as capacitações sobre agroecologia serão realizadas também em outros Polos Sindicais no estado. “A agroecologia é o contraponto ao agronegócio, que exclui a agricultura familiar. Queremos expandir essa compreensão de que trabalhar com a terra requer saber como ela funciona, aprender o que ela precisa para produzir bem, sem o uso de agrotóxicos. Isso o sistema agroecológico nos ensina a trabalhar: a harmonia com a natureza”, conclui Ferrinho.
Saiba mais
A Semana Mundial do Meio Ambiente busca chamar atenção em relação à ação política dos povos e dos países para o aumento da preservação ambiental e da conscientização. A ONU (Organização das Nações Unidas) pretende, nesse período, estabelecer e personalizar questões ambientais, possibilitando, a cada indivíduo, a percepção de sua responsabilidade em tornar um agente de mudança, apoiando o desenvolvimento justo e sustentável.