Nos dias 22 e 23 de abril, será realizada a 16ª Feira do Verde, em Brejo da Madre de Deus, localizada no Agreste Central pernambucano. O evento tem como foco a conscientização ambiental, mas também conta com manifestações culturais, socialização de saberes escolares, numa ação que abrange públicos diversificados.
Idealizada há 16 anos pelo saudoso Pedro Aguiar e demais lideranças do Conselho de Desenvolvimento Sustentável do Brejo da Madre de Deus (Condesb), anualmente a feira apresenta temáticas, sempre relacionadas ao convívio harmonioso com a natureza e seus recursos tão essenciais à nossa existência.
O carro chefe da exposição são as mudas dos viveiristas brejenses e dos municípios de Orobó e São Vicente Ferrer, que comercializam as suas plantas, entre frutíferas, florestais e ornamentais. A Sementeira Municipal “Padre Pedro Aguiar” fará doação de caju anão precoce, nim e moringa.
Durante a realização da feira, a população brejense é envolvida de forma massiva. As escolas locais mobilizam-se, organizando estudantes na concepção de trabalhos ligados ao tema da feira. Um espetáculo visual é montado para contemplação de olhares curiosos e sedentos por informação.
O artesanato local também tem lugar garantido na feira. Os artistas Bê e Josa com suas miniaturas em madeira, de Luís Carlos, o mago da arte em sucata, com seu Lampião, redador, animais e cenas sertanejas.
Exposições fotográficas revelando as belezas do município são destaques desta 16ª edição. A visão apurada de artistas locais, atemporais registros, imagens clicadas da flora e relevo local, um rebuscado e minimalista acervo, revelam outros olhares sobre o município.
A Feira do Verde é uma realização do CONDESB, e conta com o apoio dos parceiros do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Brejo da Madre de Deus, da Fetape, do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), e da Secretaria de Agricultura. Tem o patrocínio do Banco do Nordeste – Governo Federal e o apoio da prefeitura local.