Entidades da sociedade civil organizada, entre elas o Movimento Sindical Rural, e órgãos governamentais discutiram o fortalecimento das políticas do meio rural para jovens, mulheres e povos tradicionais, durante os dois dias (13 e 14 de abril) da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural – CEATER, em Itamaracá.
Na ocasião, foi apresentado o painel temático: Ater, Agroecologia e Alimentos Saudáveis, seguido de debate, com o objetivo de eleger as propostas prioritárias das 136 proposições construídas durante as conferências territoriais, realizadas no ano passado, nas regiões do Agreste e do Sertão. No segundo dia, houve eleição dos delegados e delegadas que irão representar Pernambuco na 2ª Conferência Nacional de ATER, em Brasília.
A ação contou com a participação direta de agricultores(as) familiares, assentados(as) da reforma agrária, camponeses, extrativistas, pescadores(as) artesanais, povos indígenas, quilombolas, povos e comunidades tradicionais, mulheres, jovens, entidades não governamentais e governamentais prestadoras de serviços de Ater, além de representantes do poder público.
Do Movimento Sindical Rural estiveram presentes a Fetape, 11 Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais, além de representantes da Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores Rurais (Cejor). “A nossa participação a foi bastante positiva. Conseguimos qualificar o debate, tanto nos temas centrais, quanto nos transversais, a exemplo dos serviços de ATER oferecidos pelos setores público e privado”, avalia o diretor de Política Agrícola da Federação, Adimilson Nunis.
Ainda na avaliação de Adimilson, faltam recursos destinados aos serviços de assistência técnica, aqui no Estado, a exemplo das empresas que foram contempladas com as chamadas públicas, mas que não começaram a trabalhar, por falta de verba, bem como da defasagem de técnicos pelos serviços oferecidos pelo poder público, a exemplo do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA)
O resultado dessa mobilização culminará na elaboração do documento final que será apresentado durante a 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – CNATER, que ocorrerá de 30/05 a 03/06, em Brasília, promovido pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRAF).