Ir para o conteúdo principal

Notícias

Mulheres de Pernambuco unidas em defesa da democracia

Representantes do Movimento Sindical Rural estiveram presentes durante o ato “Mulheres pela Democracia”, na noite de ontem (13), na Praça do Diário, centro do Recife, que reuniu dezenas de organizações, entre movimentos feministas, fóruns, coletivos e comissão de mulheres, feministas autônomas, movimentos sociais do campo, estudantes, setoriais de mulheres sindicalistas, secretaria de mulheres de partidos, grupos culturais de afoxé, coco e samba, em uma convocação pela unidade na participação das mulheres nos processos políticos atuais contra o golpe de estado.


 
Durante a mobilização, foi lançado o "Comitê de Mulheres pela Democracia - Pernambuco", que pretende realizar ações em defesa dos direitos das mulheres e contra o golpe. Pernambuco é o 5º estado a realizar o Ato “Mulheres pela Democracia” e a formar o comitê, depois do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e São Paulo realizaram suas mobilizações que estão inspirando outras regiões do país.


 
Na convicção de que "sem feminismo não há democracia", as mulheres da cidade e do campo, trabalhadoras domésticas, mães, sindicalistas, estudantes, artistas, profissionais liberais, dentre tantas outras, dizem NÃO ao machismo, Não ao capitalismo, NÃO ao neoliberalismo, NÃO a homofobia/lesbofobia/transfobia e NÃO ao patriarcado. 


 
Entre uma fala política e outra, batucadas do Levante Popular da Juventude, da Marcha Mundial de Mulheres e do Fórum de Mulheres de Pernambuco, animavam as manifestantes com palavras de ordem e gritos de Não Vai ter Golpe.





“Como trabalhadora rural, representando o Movimento Sindical Rural neste ano, reconheço que foram anos de luta para conquistarmos os direitos que temos hoje, mulheres e homens. Nós não permitiremos nenhum retrocesso de direitos já garantidos. Nós viemos nos unir às mulheres urbanas em defesa da democracia e ampliar o grito de que não vai ter golpe, vai ter luta”, afirma Rosilene Freires, do Polo Sindical do Agreste Setentrional, pela Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais.
 
Fonte: Página “Mulheres pela Democracia”, no Facebook, com edição da Ascom Fetape.
Fotos: Débora Cavalcanti e Fanpage Mulheres pela Democracia
Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.