Ir para o conteúdo principal

Notícias

Assalariados do Vale do São Francisco se fortalecem na unidade



Dirigentes sindicais da região do Vale do São Francisco, envolvendo os estados de Pernambuco e da Bahia, estiveram reunidos para avaliar a 22ª Campanha Salarial da Fruticultura Irrigada 2016 e construir o planejamento das atividades para este ano,  em Petrolina, entre os dias 1º e 3 de abril. Dentre os encaminhamentos do encontro, destaca-se a criação de uma Comissão de Monitoramento, para acompanhar o cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e dos direitos dos/as assalariados rurais, além monitorar os projetos que tramitam na Câmara Federal e no Senado, que ameaçam garantias trabalhistas.


.
Formada por dirigentes sindicais da região, a Comissão de Monitoramento, que se reunirá a cada dois meses, já tem data para o primeiro encontro, será dia 18 de abril de 2016, em local a ser confirmado. 
 
Será realizado uma oficina de preparação dos dirigentes sindicais um dia antes de dar início às rodadas de negociação da Campanha Salarial deste ano. Encaminhamento tirado ao final da avaliação da Campanha Salarial deste ano.
 

No primeiro dia da atividade, foi realizada uma análise de conjuntura, apresentando o momento delicado que passa o Brasil, em que, parte de uma elite conservadora agrava a crise política, ameaçando a Democracia e pondo em risco direitos conquistados pela classe trabalhadora.
 
“Foi um encontro bastante positivo. Avaliamos os erros e acertos da última campanha e levantamos algumas estratégias para a campanha do ano que vem. A análise de conjuntura também nos trouxe vários esclarecimentos sobre o momento econômico e político que estamos passando e isso nos trouxe mais elementos para fortalecer a nossa unidade”, avalia o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Petrolina, Francisco Pascoal (Chicôu).
 
O presidente da Federação dos Trabalhadores/as Assalariados/as Rurais do Estado de Pernambuco (Fetaepe), Gilvan Antunis, avalia que os avanços conquistados nas cláusulas sociais e econômicas, durante a 22ª Campanha Salarial, foram resultados da unidade da categoria. "A nossa escolha em realizar uma campanha salarial unificada rendeu bons frutos. Além de cumprirmos o que tínhamos planejado, nos fortaleemos enquanto categoria na região na região." 
 
Participaram do Encontro dirigentes dos Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTRs) de Belém de São Francisco, Petrolina, Lagoa grande e Santa Maria da Boa Vista, por Pernambuco. Pela Bahia, os Sindicatos de Abaré, Curaçá, Casa Nova, Sento Sé, Sobradinho e Juazeiro. 
 
A atividade foi realizada pelas Federações dos Trabalhadores na Agricultura dos Estados de Pernambuco (Fetape) e Bahia (Fetag-BA), além da Fetaepe, contou com a parceria da Contag e do Dieese.

 

 
Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.