Seguirá até sexta-feira (18), em Petrolina-PE, a capacitação formativa sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), envolvendo dirigentes, lideranças e técnicos(as) dos Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Afrânio, Belém do São Francisco, Cabrobó, Carnaubeira da Penha, Dormentes, Floresta, Ibimirim, Itacuruba, Jatobá, Lagoa Grande, Orocó, Ouricuri, Petrolândia, Petrolina, Santa Cruz, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista e Tacaratu. Ao todo devem ser feitos 5.510 cadastros.
O debate faz parte do projeto MAIS CAR Nordeste, que é fruto de uma parceria entre a CONTAG, Ministério do Meio Ambiente, Caixa Econômica Federal e Serviço Florestal Brasileiro, e tem como proposta contribuir com a formação, apoio financeiro e equipamentos para os STTRs trabalharem mais essa conquista para os agricultores e agricultoras familiares do semiárido nordestino.
“O projeto visa apresentar mais um importante serviço do MSTTR para a Agricultura Familiar do semiárido nordestino na perspectiva de regularizar a situação ambiental das propriedades, cumprindo as diretrizes da lei 12.651/2012. Estamos fazendo todo o esforço necessário para viabilizar as condições desse trabalho. Confiamos na capacidade de articulação e mobilização das Federações e Sindicatos para cumprirmos a meta", destacou o secretário de Meio Ambiente da CONTAG, Antoninho Rovaris.
Já o secretário de Meio Ambiente da FETAPE, Antônio Francisco da Silva, destacou que a Federação do Pernambuco está empenhada juntamente com os Sindicatos para trabalhar bem esse Projeto, porque ele é estratégico para a agricultura familiar, sobretudo em função do prazo e das implicações ambientais e da restrição de acesso ao crédito a partir de 2017. Porém afirmou que está preocupado porque o Governo do Estado até agora fez menos de 20% do total de CAR previsto para Pernambuco.
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG, com informações do assessor Regional Nordeste, Givanilson Silva