Ir para o conteúdo principal

Notícias

Caminhões frigoríficos devem fortalecer a comercialização de produtos da agricultura familiar no estado

A Fetape, por meio de sua Presidência e das diretorias de Finanças e Administração e Organização e Formação participou, ontem (14/12), no Palácio do Campo das Princesas, da cerimônia de entrega das chaves de caminhões frigoríficos a 42 prefeituras pernambucanas, por meio de um convênio celebrado entre os governos Federal e Estadual, com o aporte de R$ 6,8 milhões. Os veículos serão responsáveis pelo transporte de alimentos da agricultura familiar a instituições beneficiárias, a exemplo de escolas, creches e hospitais. A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, participou da solenidade, que contou com a presença de dezenas de autoridades do Executivo e Legislativo e lideranças de Movimentos e Organizações da Sociedade Civil.

Convidado a falar representando o Fórum das Organizações e Movimentos Sociais do Campo, o presidente da Fetape, Doriel Barros, destacou: “É necessário que, cada vez mais, os gestores façam parcerias que promovam políticas públicas que valorizem a agricultura familiar, pois ela tem uma importância fundamental para a segurança alimentar da população e para a economia do estado. Hoje, Pernambuco vive uma situação crítica por causa da seca, mas são os momentos de desafio que revelam as verdadeiras lideranças.”



Doriel também lembrou que, nos últimos anos, a agricultura familiar foi valorizada com Políticas e Programas do Governo Federal, como o PAA e o PNAE. “Por isso, não posso deixar de citar o Golpe que estão querendo dar em nosso país. Não podemos aceitar os retrocessos que estão sendo impostos. Existem políticos que estão pensando somente em interesses pessoais e não estão preocupados com os interesses coletivos. Este ato, hoje, demonstra um compromisso com quem realmente precisa, que são os mais pobres, que são as populações do campo”, analisou.

 A entrega dos caminhões está inserida na Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e tem o objetivo de contribuir para a redução de perdas e desperdícios. No mesmo convênio, está prevista ainda a aquisição de outros equipamentos, como caixas plásticas, balanças mecânicas e freezers horizontais, a partir de um investimento de R$ 2,2 milhões. "Esse tipo de ação é fundamental para o desenvolvimento do País, que, apesar dos entraves políticos e econômicos, não pode parar. Quando a gente se junta, a gente chega mais longe e mais rápido. Por isso, essa parceria é muito valiosa”, pontuou Tereza Campello.


A ministra também salientou: "Estou aqui seguindo uma orientação da presidente Dilma. Não podemos deixar o governo parar. Tem uma discussão política que tem atrapalhado o País, mas as ações do nosso dia a dia, aquilo que faz diferença lá na ponta, não podem parar. Temos que atuar contra os retrocessos. Um retrocesso é essa ação que tenta tirar o mandato da presidente".



O governador Paulo Câmara lembrou que 2015 foi um ano desafiador para o estado, por causa da seca, e citou alguns investimentos da sua gestão voltados para o campo, reforçando a fala das autoridades que o antecederam sobre a importância a agricultura familiar para o estado.  "Ela (agricultura familiar) faz com que as pessoas fiquem no campo. Em 2016, vamos trabalhar muito para que o agricultor possa manter a sua família, sua qualidade de vida, por meio de sua produção”, avisou.



Municípios Contemplados - A iniciativa contemplou os municípios de Agrestina, Águas Belas, Altinho, Belém de Maria, Bom Conselho, Bom Jardim, Bonito, Buíque, Caetés, Canhotinho, Capoeira, Catende, Correntes, Cupira, Escada, Feira Nova, Glória do Goitá, Iati, Inajá, Ipojuca, Itaíba, Jaqueira, Jataúba, Jurema, Lagoa do Ouro, Lagoa de Itaenga, Chã de Alegria, Manari, Maraial, Paranatama, Pesqueira, Poção, Pombos, Riacho das Almas, Salgadinho, Santa Filomena, São Benedito do Sul, São Bento do Una, São Joaquim do Monte, Terra Nova, Tupanatinga e Vicência 
Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.