Ir para o conteúdo principal

Notícias

ALEPE PRESTA HOMENAGEM A MANOEL SANTOS

A educadora popular Socorro Silva representou a família do deputado estadual Manoel Santos, falecido no mês de abril, durante a entrega da Medalha dos 180 anos do Poder Legislativo de Pernambuco, em homenagem póstuma a esse que foi o primeiro agricultor familiar a ter assento na Assembleia do Estado. O evento marcou o encerramento das comemorações do aniversário da Alepe (Assembleia Legislativa de Pernambuco), na noite desta segunda-feira (30), no Teatro de Santa Isabel, no centro do Recife.

“Essa medalha  é o reconhecimento, dos próprios membros da Assembleia, em relação  ao  trabalho que Manoel desenvolveu, do papel que ele teve, da postura que ele assumiu durante sua passagem nesta casa (Assembleia). Quando fui receber a homenagem, todos os deputados vieram me cumprimentar, falando do grande homem que ele foi e da falta que faz”, conta Socorro, que esteve ao lado de Manoel durante os últimos 18 anos de sua vida.

Para a diretora de Finanças e Administração da Fetape, Cícera Nunes, essa homenagem simboliza a continuação das muitas lutas e conquistas promovidas por Manoel Santos, ao longo de sua militância no Movimento Sindical Rural. “Toda a vida de Manoel foi dedicada à defesa da causa dos trabalhadores rurais de Pernambuco e do Brasil. Ficamos bastante felizes.”

O advogado Edilázio Wanderley, que esteve presente na homenagem, e acompanhou os últimos meses do deputado, na função de seu chefe de gabinete, analisa que Manoel Santos foi um marco na história da organização do Movimento Sindical Rural e das organizações sociais, por sua liderança. “A representação dele na Assembleia Legislativa trouxe a força que vem do campo, por ter sido o primeiro negro, descendente de Quilombo, sertanejo e trabalhador rural a chegar à Casa de Joaquim Nabuco. Isso, por si só, já traz a força social que ele imprimiu durante o seu mandato”, declara.

As medalhas comemorativas dos 180 anos têm a imagem da cúpula do Palácio Joaquim Nabuco e a inscrição “Assembleia Legislativa de Pernambuco 1835-2015”. A Alepe foi fundada em 1º de abril de 1835, no Forte do Matos, Bairro do Recife. 

Foto: Giovanni Costa/Alepe

 

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.