Trabalhadores/as de Petrolina analisam pauta da 22ª Campanha Salarial
O Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) de Petrolina realiza, neste sábado (21), Assembleia Geral Extraordinária para leitura e aprovação da pauta de reivindicações da 22ª Campanha Salarial Unificada dos Trabalhadores/as Assalariados/as da Hortifruticultura Irrigada do Vale de São Francisco Pernambuco e Bahia 2016, na casa de show Zé Matuto, na BR 408, a partir das 18 horas. Para a reunião, são esperados cerca de 3.500 sócios e sócias.
“Nós queremos a casa cheia, para fazermos uma assembleia bastante participativa. Com isso, iremos mostrar para a classe patronal que estamos unidos e fortes para mais um desafio de avançar nas conquistas durante as negociações da Campanha Salarial deste ano”, conta Francisco Pascoal Cipriano (Chicou), presidente do STTR de Petrolina.
O presidente da Contar (Confederação Nacional dos Trabalhadores/as Assalariados/as Rurais), Antônio Lucas Filho e o diretor de Política Salarial da Fetape e presidente da Fetaepe (Federação dos/as Trabalhadores/as Assalariados/as Rurais de Pernambuco), Gilvan José Antunis confirmaram presença na assembleia. “Minha expectativa é que, além da participação massiva dos associados do Sindicato, possamos nos organizar para lutar pela manutenção dos direitos adquiridos na Convenção Coletiva de Trabalho. Não podemos admitir retrocesso nessa campanha”, dispara Gilvan.
No dia 29 de novembro será a vez do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Belém de São Francisco realizar a sua assembleia.
Em seguida, o Movimento Sindical Rural vai notificar a classe patronal, para garantir a data-base da categoria, que é em 1º de janeiro, período em que se iniciam as rodadas de negociações.
Na 22ª Campanha Salarial deste ano, que traz como tema: Reajuste salarial, saúde e trabalho decente, os/as mais de 70 mil trabalhadores/as reivindicam um piso salarial de R$ 965; salário para tratorista, irrigante, podados, amarrador e raleador de R$ 1.447,50 e reajuste de 13% para àqueles/as que recebem salário acima do piso da categoria, dentre outros.