“Além da seca ferrenha
Do chão batido e da brenha
O meu nordeste tem brio
Quer conhecer então venha
Que eu vou te mostrar a senha
Do coração do Brasil
São nove estados na raia
Todos com banho de praia
Num céu de anil e calor
São nove estados unidos
Crescentes fortalecidos
Onde o Brasil começou
E hoje no calcanhar da ciência
Formam uma grande potência
Irrigando o chão que secou
É verdade que a seca inda deixa sequela
Mas foi aprendendo com ela
Que o nosso nordeste ganhou
Deixou de viver de uma vez de esmola
E foi descobrindo na escola
A grandeza do nosso valor
Eu quero é cantar o nordeste
Que é grande e que cresce
E você não conhece doutor
De um povo guerreiro, festivo e ordeiro
De um povo tão trabalhador
Por isso não pise, viaje e pesquise
Conheça de perto esse chão
Só pra ver que o nordeste
Agora é quem veste de orgulho a nação” Orgulho de ser nordestino de Flávio José.
Foi com todo este orgulho de ser nordestino e nordestina que foi concluída na noite desta quarta-feira (27), no Centro de Estudo Sindical Rural do Piauí em Teresina, a 5ª turma da ENFOC Nordeste do Curso Regional de Formação em Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
Ao todo 90 educadores e educadores, entre eles/as vários representantes de Pernambuco, assumiram a responsabilidade de voltarem para suas bases sindicais e multiplicarem e manterem acesa a chama formativa que fortalece o nosso Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).
“O momento marca a conclusão de um processo formativo da Escola marcado pelo debate e construção de conhecimentos que certamente contribuirão para o fortalecimento do MSTTR na luta por uma sociedade mais justa, democrática e solidária. Que os formandos e formandas, que agora passam a ser educadores e educadoras populares, nunca percam a capacidade de se indignar com as injustiças, nunca percam a capacidade de acreditar na transformação de realidades e emancipação dos sujeitos. Sigamos ainda mais firmes com a nossa missão”, destacou emocionado o secretário deformação e Organização Sindical da CONTAG, Juraci Souto.
A turma recebeu o nome de Manoel de Serra, em reconhecimento a liderança sindical que fez as pessoas do Movimento Sindical vislumbrarem os trabalhadores e trabalhadoras rurais como capazes de fazer uma nova história, de discutir práticas, ações , de lutar e fazer viver o MSTTR.
Em meio a tanta emoção, os formandos aproveitaram a oportunidade para agradecer à CONTAG, que através da ENFOC tem possibilitado espaços formativos para categoria nos municípios através dos Grupos de Estudos Sindicais Rurais (GES), nas turmas estaduais, nas turma regionais , turma nacional e ainda no ENAFOR. Agradeceram o esforço das Federações para que eles e elas chegassem até a ultima etapa no Piauí que veio de um itinerário que passou pela Bahia e Pernambuco. Agradeceram todos e todas que fazem o MSTTR, pela confiança da missão da multiplicação do saber e prática sindical.
“Agradecemos a cada um e uma que contribuíram de alguma forma com a nossa capacitação, com as inquietações que nos apresentaram ao longo dessa nossa caminhada. Pela animação, pela possibilidade do debate e reflexão. Saímos daqui transformados e com o compromisso de continuar fortalecendo e acreditando em nossa Rede de Educadores e Educadoras Populares da ENFOC”. Destacou a educadora popular do Ceará, Jaqueline Simão.
Além do Secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Juraci Souto, a cerimônia contou com a presença de vários secretários e secretárias de Formação e Organização Sindical da regional Nordeste, toda diretoria do Fetagri-PI, assessores e assessoras do MSTTR, além de vários familiares e amigos que fizeram questão de homenagear os educadores e educadoras populares.
Comunicação Popular para o MSTTR
Vale destacar que com a missão de fortalecer e garantir visibilidade para luta dos trabalhadores e trabalhadoras rurais através da Rede de Educadores e Educadoras Populares, a ENFOC trouxe no encerramento do itinerário de debates e reflexões a proposta de uma Comunicação Popular, através do assessor de comunicação da CONTAG, Barack Fernandes. A proposta é que a partir desta forma do fazer e falar popular, haja uma proximidade maior de todo o conjunto do MSTTR com as várias formas de comunicação dos nossos trabalhadores e trabalhadoras rurais.
Viva à CONTAG!
Viva à ENFOC!!
Viva aos trabalhadores e trabalhadoras rurais!!!
|