Fetape denuncia violação dos direitos da pessoa idosa do campo em audiência pública na Alepe
Proposta pela Diretoria de Política para a Terceira Idade da Fetape, será realizada, nesta quarta-feira (14), uma audiência pública sobre as “Políticas Públicas para a Pessoa Idosa no Campo”, na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Na pauta, a Federação irá denunciar uma série de abusos cometidos contra os/as idosos/as no estado, a exemplo dos empréstimos consignados e da Política de Saúde do Campo, das Florestas e das Águas que não é executada pelo estado.
Para ocasião, foram convidados representantes da Secretaria Estadual de Saúde, do Ministério Público, da Superintendência da Pessoa Idosa, do CIAPPI (Centro Integrado de Atendimento e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa) e da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). A ideia é que esse mesmo modelo de audiência pública seja realizado nos municípios de Pernambuco, pelo Movimento Sindical Rural.
Esse momento integra uma série de atividades realizadas pela Fetape, durante este mês, para lembrar o Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro. “Essa é uma das missões do Movimento Sindical Rural: construir ações de cuidado e proteção, além de exigir e monitorar o poder público na implementação das políticas para nossos idosos e idosas do campo e da cidade", defende o diretor de Política para a Terceira Idade da Fetape, Israel Crispim.
Origem
O Dia Internacional do Idoso foi instituído em 1991, pela ONU - Organização das Nações Unidas, e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa. A mensagem do dia do idoso é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.
Este ano, o 25º Dia Internacional das Pessoas Idosas tem como tema: "Ambientes urbanos sustentáveis e inclusivos para todas as idades".