Ir para o conteúdo principal

Notícias

OUTUBRO ROSA: É a Contag e a Fetape na campanha de prevenção ao câncer de mama

Mamografias, exames de toque, atenção a mudanças no corpo. Existem muitas maneiras de perceber o câncer de mama antes que ele se torne um problema fatal. A campanha Outubro Rosa, idealizada pelo Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, tem como objetivo alertar as mulheres para a importância de prevenir a doença, fazer exames e espalhar informações para ajudar a salvar vidas.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que mais de 57 mil mulheres morrerão de câncer de mama em 2015. É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e o segundo mais frequente entre as mulheres brasileiras, depois do câncer de pele. Mas pode ser combatido com eficiência se as mulheres fizerem seus exames com regularidade e procurarem seus médicos ao notarem algo diferente no próprio corpo.

Para as mulheres rurais, esse desafio é ainda maior. As grandes distâncias e a falta de estruturas de saúde como postos, hospitais, falta de equipamentos e até mesmo de profissionais, tornam ainda mais difícil para as  trabalhadoras do campo, da floresta e das águas garantirem seu direito à saúde, ao acompanhamento preventivo e também aos tratamentos, quando necessários.

Por isso, Contag e Fetape, estão juntas na campanha de prevenção, reforçando sua demanda pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), por políticas públicas que garantam mais médicos nas áreas rurais e de menor densidade populacional, no cumprimento do direito constitucional de que o Estado garanta saúde de qualidade para todos e todas  os  cidadãos e cidadãs brasileiros.

O Movimento Sindical Rural deve estar atento e cobrar constantemente aos governos federal, estaduais e municipais para que ofereçam estruturas adequadas de saúde: leitos, aparelhos de exames, materiais básicos e remédios.

Além de continuar na luta pela garantia dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, a Contag e a Fetape reforçam o apoio a todas as campanhas que tenham como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável e solidário de nosso país. Isso inclui a saúde de nossas mulheres, nossas filhas, mães, irmãs, tias, amigas, primas e companheiras - todas essas incríveis batalhadoras que tornam nossa sociedade completa.
Então, lembre-se, trabalhadora rural: faça o exame de mama!
 
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto, com pequena edição da ASCOM da Fetape

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.