Enfoc | Agreste Meridional recebe 2º módulo do 1º Curso Regional de Formação Social
Reconhecer a Ação Sindical e o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário como um agir que integra campo, sujeito e identidade. Esse é o eixo temático do Curso Regional de Formação Social da Enfoc, que terá o 2o MÓDULO no Agreste Meridional, entre os dias 06 e 09 de outubro, no Centro Social da Fetape, em Garanhuns, aprofundando o tema: Vida Sindical, História, Concepção e Prática.
A ação, que é realizada pela Fetape, Contag e conta com o apoio da Rede de Educadores da Região, vai apresentar também a trajetória do Movimento Sindical Rural (MSTTR), buscando compreender as concepções que influenciaram historicamente as lutas políticas da classe trabalhadora no Brasil, e no Nordeste, seja no campo ou na cidade. Para fortalecer o debate, os/as educandos/as irão contar com as presenças das memórias vivas: Aloízo Bernardo, que é membro da Academia Sindical da Fetape, e de José de Zaca, histórica liderança do município de Águas Belas.
Os/as participantes também irão debater a reorganização do Movimento Sindical Rural e as estratégias de formação da base, momentos em que farão uma reflexão individual sobre a prática, como militantes e lideranças sindicais. Durante a atividade, também será promovida uma feira sobre a história e a memória do sindicalismo na Região do Agreste Meridional.
“Nós queremos debater sobre os espaço que são os instrumentos de nossa atuação, que são os Sindicatos, a Fetape e a Contag, para tentar transformar nossa sociedade. Esse mergulho é muito oportuno em um momento em que o Movimento Sindical Rural está focado na Reorganização Sindical, e fazer esse debate dentro da atividade da Enfoc possibilita construirmos mais militantes para enfrentar a luta política e sindical", explica Adelson Freitas, diretor de Organização e Formação Sindical da Fetape.