Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.
Notícias
Lançamento de Pesquisa abre calendário de comemorações sobre a Pessoa Idosa do Campo
Dando início às atividades em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, a Diretoria de Políticas para a Terceira Idade da Fetape realizou, ontem (1º de outubro), o lançamento da Pesquisa sobre a Pessoa Idosa do Campo. A ação ocorreu durante a reunião do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) de Surubim, com a participação de mais de 160 pessoas. Para o diretor da pasta, Israel Crispim, “essa é uma das missões do Movimento Sindical Rural, construir ações de cuidado e proteção, além de exigir e monitorar o poder público na implementação das políticas para nossos idosos e idosas do campo e da cidade”.
A Pesquisa pretende traçar um perfil dessa população e contribuir para que a Fetape e Contag construam propostas de políticas para as/os idosas/os do campo. "É um instrumento, que parte da busca ativa dessa população das comunidades rurais e urbanas de todos os municípios, e, além de poder traçar um perfil, vai possibilitar conhecer as reais necessidades dessas/es idosas/os", comenta Israel.
Em Surubim, ela será realizada em duas etapas: uma parte será feita por meio das delegacias sindicais, localizadas nas comunidades de Furnas, Tabu, Lagoa do Capim, Chéus e Baraúnas; e a outra, por busca ativa, nas regiões de Sítio Mimoso, Sítio Lagoa Queimada, Tatus, Imbé, Sítio Doquinhas, Capoeira do Milho, Taepe, Peões, Casés, Alegre, Tamanduá, Caiaí e Chã de Marinheiro. O STTR de Surubim disponibilizará cinco pessoas exclusivamente para a realização dessa atividade.
Durante o lançamento, a presidente do STTR, Ivete Ramos, falou sobre como esse diagnóstico vai contribuir na identificação das vulnerabilidades desses trabalhadores. “Ele vai nos ajudar muito, porque agora nós vamos conhecer de perto e pensar melhor políticas e ações para a melhoria da vida de vocês”. Ela ressaltou ainda a importância e a necessidade das/os trabalhadoras/es permanecerem sindicalizados e quites, alertando para prática da desfiliação sindical, que vem sendo estimulada e imposta aos aposentados, por vários bancos, como forma de ampliação da margem de recursos para adesão aos empréstimos consignados.
Dona Maria Farias de Mendonça, sindicalizada desde 1997, demonstrou sua felicidade em participar da reunião. “Eu nem sabia que era para homenagear a gente! Mas toda vez que o Sindicato chama, eu venho, eu gosto e aprendo muita coisa. E eu vou participar dessa pesquisa sim. Se é para melhorar a vida da gente, como vem melhorado, a gente tem mais é que ajudar, né?”
A reunião também contou com a presença de lideranças sindicais da região e da Secretária de Juventude da Prefeitura local.
Audiência Pública
Já no dia 14 de outubro, a Diretoria vai promover uma Audiência Pública sobre as “Violações dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa no Campo”, no auditório da Assembleia Legislativa de Pernambuco, às 9 horas. Para ocasião, foram convidados representantes da Secretaria Estadual de Saúde, do Ministério Público, Superintendência da Pessoa Idosa e do CIAPPI (Centro Integrado de Atendimento e Prevenção à Violência contra a Pessoa idosa) e da Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco).
Na pauta, a Fetape irá denunciar algumas violações, a exemplo dos empréstimos consignados e da política de saúde do campo, das florestas e das águas que não é executada pelo estado, dentre outras. A ideia é que esse mesmo modelo de audiência pública seja realizado nos municípios de Pernambuco, articuladas pelo Movimento Sindical Rural, com o apoio da Amupe.
Durante todo o mês de outubro, a Diretoria de Política para a Terceira Idade da Fetape estará publicando matérias com temas variados sobre a população idosa do campo.
Origem
O Dia Internacional do Idoso é comemorado em todo 1º de outubro. Ele foi instituído em 1991 pela (ONU) Organização das Nações Unidas e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa. Este ano, o 25º Dia Internacional das Pessoas Idosas tem o tema: "Ambientes urbanos sustentáveis e inclusivos para todas as idades".
Por Rosely Arantes - Assessora de Política para a Terceira idade da Fetape