Ir para o conteúdo principal

Notícias

VAMOS GARANTIR AS POLÍTICAS DE SAÚDE PARA OS POVOS DO CAMPO, FLORESTAS E ÁGUA

 A CONTAG vem manifestar o seu repúdio às tentativas de transformar o Ministério da Saúde em uma moeda de troca dentro da crise política, e a entrega da pasta a políticos sem histórico de compromissos com o SUS e com a saúde da população brasileira. A CONTAG entende que tal medida coloca em risco todos os avanços duramente conquistados ao longo dos últimos anos para assegurar efetividade aos direitos garantidos constitucionalmente a todos os brasileiros e brasileiras.
 
O possível afastamento do atual Ministro Arthur Chioro, um militante histórico na defesa do SUS e comprometido com a democratização do sistema, representaria um retrocesso na continuidade dos compromissos assumidos pelo Governo Federal no respeito às Conferências Nacionais de Saúde, em especial à ampla discussão em torno da realização da 15ª Conferência Nacional de Saúde. Essa tentativa de “troco” no comando do MS, pode agravar a crise política e causar uma crise social no Brasil.
 
O fim da atual crise política passa, necessariamente, pela construção de um novo pacto político nacional que assegure os direitos e as políticas públicas existentes, aprofundando o atendimento às camadas menos favorecidas da população e a uma ampla reforma política, que assegure a justa representação da população nos parlamentos e nos executivos.
 
A preservação de políticas públicas básicas como a saúde e a educação é essencial para assegurar os rumos promovidos pelos últimos governos e em especial os benefícios carreados ao campo brasileiro. Sacrificar estas políticas não contribuirá na superação da crise, mas, ao contrário, apenas adiarão e com consequências nefastas e irreversíveis para todo o País, em especial para as populações do campo, florestas e águas, que recentemente vem sendo reconhecida pelo MS, como população de alta vulnerabilidade e necessidade de melhor atenção específica.
 

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.