Ir para o conteúdo principal

Notícias

Avaliações indicam que serviços de ATER atendem expectativas

Entre os meses de agosto e julho foi realizada uma série de oficinas para avaliar os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) implementados pelas empresas Diamantina Projetos, Delta Projetos Ltda e Sementes em alguns municípios dos Polos Sindicais do Sertão do São Francisco, Araripe e Sertão Central. No balanço feito pela Fetape, o resultado foi muito positivo.O destaque foi para a organização produtiva dos projetos, considerando importante o trabalho realizado pelas empresas executoras, para a verdadeira e ampla autonomia e desenvolvimento socioprodutivo das famílias assentadas.

Com a realização das oficinas, espera-se que haja um nivelamento das informações e que sejam traçadas estratégias para operacionalização dos serviços de ATER para o próximo período contratual. As atividades, promovidas pela Divisão de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento (DD), ocorreram com representantes dos assentamentos da reforma agrária que estão sob a jurisdição do Incra Superintendência Regional de Petrolina (SR 29), localizados Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó, Petrolina, Ouricuri, Parnamirim, Salgueiro, Serra Talhada e Ibimirim. Durante os encontros, as prestadoras apresentaram  experiências exitosas alcançadas em cada núcleo operacional.

Dentre os encaminhamentos firmados durante os encontros, destacam-se a aplicação de créditos que não foram concretizados; regularização de agricultores/as que estão  em Relação de Beneficiários (RB); e conclusão do Programa Brasil Sem Miséria, que não teve a sua total aplicação nas áreas de assentamentos.

 “Foi visivelmente notada a fragilidade estrutural e operacional do Incra no tocante às ações que são de competência exclusiva da Superintendência. Exemplo disso foi observação de que muitas famílias assentadas, regularizadas na Relação de Beneficiados, ainda não possuem os Contratos de Concessão de Uso, instrumento indispensável para acesso aos programas e créditos do Programa Nacional de Reforma Agrária", aponta a diretora de Política Agrária da Fetape, Maria Givaneide Pereira dos Santos.

As avaliações foram feitas por representantes das associações dos assentamentos, dos Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais, Fetape, MST e servidores do Incra responsáveis pela Divisão de Desenvolvimento.
Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.